1ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 03/11/2014 à 07/11/2014

SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL E SOCIAL E SUAS IMPLICAÇÕES PARA UMA SOCIEDADE SAUDÁVEL: UMA CONSTRUÇÃO DE REFLEXÕES E PERCEPÇÕES SOBRE O COMPORTAMENTO CONTEMPORÂNEO DE CONSUMO

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Educação Ambiental, Sustentabilidade Ambiental, Psicologia Ambiental

O estudo versou sobre a construção de reflexões críticas pessoais acerca da sustentabilidade social, ambiental e de saúde, com o aporte da Psicologia Ambiental. A Psicologia Ambiental tem o papel de contribuir para a consciência ambiental promovendo reflexões críticas pessoais e visando transformar a percepção naturalizada e dicotômica do homem com o meio ambiente, que em geral o percebe como algo passível de ser dominado para uma compreensão dialética de algo com dinâmica complexa, em que o homem não pode afetar a natureza sem que também por ela seja afetado (VIEIRA et al, 2009). A pesquisa foi realizada com 50 estudantes do nono ano do Ensino Fundamental de uma escola particular (Joinville/SC). Aplicou-se uma modalidade de pesquisa qualitativa etnográfica, segundo orientações de André (2010), sendo que as reações dos jovens em relação à temática foco do estudo foram registradas no caderno de campo da pesquisadora. O objetivo foi “estimular, nos estudantes, um comportamento consciente de consumo”. Os estudantes responderam o mesmo questionário sobre consumo em dois momentos: no primeiro, esse foi aplicado antes da exibição de um vídeo sobre os efeitos do atual sistema sócio econômico que valoriza o acúmulo de riquezas e de bens; no segundo, foi aplicado após a exibição do vídeo. Posteriormente à exibição do vídeo e da segunda aplicação do questionário, realizou-se uma discussão geral com os estudantes sobre os atuais hábitos de consumo e sustentabilidade. A análise dos dados coletados apresentou os seguintes resultados: antes da apresentação do vídeo - 93% dos estudantes acreditavam que os produtos de consumo são muito importantes e necessários; 100% apresentavam sentimentos positivos ao consumir; 89% apresentavam sentimentos negativos por não terem acesso a algum produto de consumo e que estivesse sendo amplamente divulgado pela mídia. Após a apresentação do vídeo: 75% dos participantes fizeram uma ligação direta entre consumo e destruição dos recursos naturais; 49% acreditam que a mídia origina as necessidades de consumo na atualidade; 25% declararam que essas origens estão nas relações sociais. Ao final da pesquisa, 61% dos estudantes perceberam-se participantes da sociedade de consumo; 29% alegaram sentimentos negativos pelo excesso de consumo, e 2,3% acreditam que o consumo na atualidade lhes é positivo. A pesquisa possibilitou concluir que apesar da grande importância dada ao consumir, os estudantes apresentaram momentos de reflexões críticas em relação aos hábitos de consumo e sustentabilidade e sensibilizaram-se com a urgência e premência da discussão dessa temática em sala de aula.

ISSN: 1808-1665