1ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 03/11/2014 à 07/11/2014

TRABALHO E FORMAÇÃO DOCENTE NO ENSINO FUNDAMENTAL NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DE JOINVILLE

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Início da docência, Formação continuada, Ensino Fundamental

Neste trabalho apresentam-se dados do projeto de pesquisa TRAFOR (Trabalho e Formação Docente na Rede Pública Municipal de Ensino), que tem como objetivo conhecer as dimensões do trabalho docente, no ensino fundamental da Rede Pública Municipal de Ensino de Joinville, tendo como perspectiva de análise as condições de trabalho, os processos de socialização (início da docência) e de desenvolvimento profissional (formação continuada), visando contribuir para as construções teórico-metodológicas do campo do trabalho e formação docente. Dentre as pesquisas vinculadas a este projeto destacam-se nove dissertações, sendo cinco delas concluídas Gabardo (2012), Menslin (2012), Lima (2013), Jacques (2013) e Aguiar (2013) e quatro em andamento Giordan (2013 e 2014), Silva (2013 e 2014), Costa (2014 e 2015) e Glasenapp (2014 e 2015). Para fins deste trabalho serão apresentados dados das pesquisas de Giordan e Silva, que estão em andamento, no corrente ano. Estas duas pesquisas utilizaram como instrumento para a coleta de dados a entrevista. A pesquisa de Giordan "Professores iniciantes na Rede Municipal de Ensino: desafios e dilemas dos docentes dos anos finais do Ensino Fundamental" indicaram que o início da docência têm sido difícil para a maioria dos professores iniciantes que atribuíram as dificuldades ao distanciamento entre a teoria e prática e ao fato de lhes serem disponibilizadas escolas localizadas em contextos mais difíceis, além de turmas/horários "sobrantes". Destacam que são bem acolhidos e acompanhados pelas escolas, ressaltando o papel dos supervisores como os que mais os auxiliam. Salientaram a indisciplina, a desmotivação dos alunos, a ausência da família e as condições de trabalho como os principais desafios e dilemas enfrentados neste período inicial. Como necessidades formativas, propõem a troca de ideias/experiências e destacam como temáticas prioritárias o uso de tecnologias e a inclusão de alunos com deficiência. Os resultados da pesquisa de Silva "Ações de formação continuada: necessidades formativas e fontes de aprendizagens dos docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental" revelaram que os professores consideram os cursos oferecidos pela Rede insuficientes. Necessitam que as ações de formação continuada promovam aproximação entre teoria e prática e que suas expectativas e necessidades de formação sejam tomadas como ponto de partida no momento de planejar estas ações. Os cursos mais contributivos, na percepção dos docentes, são aqueles que oferecem uma continuidade do processo formativo, contemplam suas experiências, para que possam socializar os sucessos e as dificuldades e lhes propiciem reflexões sobre sua prática em espaços coletivos de aprendizagem.

Apoio / Parcerias: CNPq Capes UNIVILLE

ISSN: 1808-1665