1ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 03/11/2014 à 07/11/2014

Ensino especializado e trabalho docente: um estudo da rede municipal de Joinville

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Trabalho docente, Formação docente, Educação Especial

Este trabalho é composto por várias pesquisas articuladas sob a orientação da professora Dra. Aliciene Fusca Machado Cordeiro e tem como objetivo central conhecer o trabalho e a formação docente dos serviços especializados envolvidos no processo de escolarização dos estudantes com deficiência que frequentam a Rede Municipal de Ensino de Joinville. Para investigar essas questões estão sendo desenvolvidas pesquisas de mestrado denominadas de “O trabalho docente no Atendimento Educacional Especializado (AEE) pelas vozes de professoras especializadas”, construída pela mestranda Cleide A Hoffmann Bernardes e “O Atendimento Educacional Especializado nas Salas de Recursos Multifuncionais na concepção do professor da Sala Comum”, desenvolvida pela mestranda Andréia Heiderscheidt Fuck. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados, questionários com perguntas abertas e fechadas, tendo como participantes as professoras que atuam no AEE e as da Sala Comum. Os resultados apontam que o trabalho do AEE é desenvolvido de forma isolada e o número de estudantes é considerado pelas professoras especializadas como inadequado, interferindo no trabalho docente e na aprendizagem dos estudantes. Já as professoras da Sala Comum acreditam no AEE realizado nas SRM e na sua repercussão no processo de aprendizagem dos estudantes, mas apontam para a necessidade de maior esclarecimento das funções deste atendimento no contexto escolar e para a realização de um trabalho colaborativo. Na mesma linha temática, a pesquisa intitulada “Concepções das professoras do atendimento educacional especializado com foco em crianças dos centros de educação infantil” desenvolvida pela mestranda Daiana Rabock utilizará entrevistas semiestruturadas, tendo como participantes as professoras do AEE que atuam na educação infantil com a faixa etária de 4 a 5 anos; e a pesquisa “A constituição da identidade docente em histórias de vida de professoras”, desenvolvida pela mestranda Juliana T. S. Rengel, visa compreender, por meio de narrativas autobiográficas, como se constituem as identidades docentes de professoras da Rede Municipal de Ensino de Joinville que atuam em SRM há 4 anos ou mais. Também foi realizada uma pesquisa de PIBIC pela estudante Daniela Ambrósio entrevistando 14 estudantes da SRM, por meio de entrevista estruturada. Neste estudo evidenciou-se que apesar da aprendizagem que ocorre neste espaço a maioria dos estudantes relatou não contar para os demais colegas que frequentam o AEE, pois acham que vão sofrer algum tipo de preconceito. Essas pesquisas aqui relatadas em seu conjunto permitem compreender como o AEE tem sido implantado em Joinville e auxilia em seu redimensionamento.

Apoio / Parcerias: Secretaria Municipal de Educação

ISSN: 1808-1665