1ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 03/11/2014 à 07/11/2014

A importância da tecnologia digital na formação de professores de língua portuguesa

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: letramento, professores , formação inicial

A pesquisa pretende compreender como se configuram trajetórias de letramento no que se refere à participação de professores em formação e egressos, dos cursos de Letras e de Pedagogia, em práticas e eventos de letramento e como isso contribui para a sua (futura) prática pedagógica. Além do envolvimento com a escrita de um modo geral, foram focalizados aspectos que indiquem as trajetórias de letramento digital e literário, especialmente no caso dos estudantes de Letras. Assim, foi possível relacionar as trajetórias de letramento dos estudantes com suas pretensões na formação inicial como professores e com suas práticas em sala de aula. O enfoque metodológico adotado é aquele preconizado pela Análise Crítica do Discurso, que busca relacionar os dizeres dos sujeitos a formas particulares de inserção. O corpus foi constituído por relatos de estudantes dos 1ºs e dos últimos anos de Pedagogia e de Letras e de egressos desses cursos, já atuando como professores de língua materna. A escolha desses sujeitos se deve a um pressuposto corrente nos espaços escolares e sociais, em geral, de que o professor que lida com a língua materna tem como uma de suas funções centrais a introdução dos alunos no universo letrado. Nesse sentido, tornou-se interessante verificar em que medida esse sujeito se envolve/u em diferentes práticas de leitura e escrita e que o conduziram para a escolha de um curso na área de Educação. Também foi interessante verificar o quanto a formação inicial afetou sua ação docente no que se refere ao seu envolvimento em práticas de escrita. A análise dos dados, especialmente no caso de Letras, indicou que nem todos os sujeitos tinham um significativo envolvimento com a leitura e com a escrita antes do curso. Por outro lado, o curso contribuiu para a ampliação das experiências de leitura, deixando-as mais elaboradas. Quanto ao digital, os dados apontam para a necessidade de investimento por parte do curso em práticas envolvendo o ambiente virtual, tanto na prática pedagógica dos professores como nas possibilidades futuras de uso da tecnologia. Com relação ao curso de Pedagogia, a pesquisa ainda se encontra em fase inicial. Nesse curso há um especial interesse pela questão das práticas de leitura dos estudantes e pelo envolvimento com o digital, considerando que parte das disciplinas é oferecida a distância. Principais autores que darão sustentação teórica ao trabalho: Andrade (2007), Kramer (1998), Tardif (2011) e Fairclough (2001).

ISSN: 1808-1665