1ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 03/11/2014 à 07/11/2014

A escola municipal Honório Saldo e suas fontes

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: História, Ensino, Educação

O objetivo deste trabalho é analisar por meio da documentação escolar o contexto histórico da Escola Municipal Honório Saldo. Esta escola por muito tempo foi considerada uma escola isolada. As transformações sociais, políticas, culturais e econômicas sofridas pela comunidade joinvilense fez com que as comunidades rurais se inserissem cada vez mais no contexto urbano descaracterizando sua ruralidade tornando-se muito difícil separar o urbano do rural. Isto nos leva a querer preservar o histórico das escolas que um dia foram consideradas rurais ou isoladas, para não perderem suas memórias e identidades. Como objeto de pesquisa o grupo HEIJ buscou pesquisar vinte escolas isoladas selecionadas de acordo com suas datas de criação. A responsabilidade deste trabalho seria pesquisar a documentação da Escola Municipal Honório Saldo, localizada no Quiriri, no Distrito de Pirabeiraba e que foi inaugurada em 1938 com uma sala de aula e uma professora. Para fazer o histórico da escola foi levantada sua documentação e feita uma entrevista. Dentre as documentações constavam Atas de reuniões nas quais se mencionava as várias dificuldades na manutenção predial, problemas relacionados à merenda escolar, limpeza e até mesmo na manutenção dos professores na escola. Os pais, neste período, contribuíam financeiramente como podiam e, parece que eram mais presentes no processo educacional de seus filhos. O dinheiro arrecadado era utilizado para a compra de merenda e demais itens como produtos de limpeza, ajudavam a manter o prédio escolar, materiais necessários para a continuidade das aulas. A Associação de Pais e Professores inicialmente era chamada de “Circulo de Pais e Professores D. Pedro II”. Somente no período de 1980 é que passou a se chamar Associação de Pais e Professores (APP), nomenclatura utilizada até os dias atuais. O problema da febre amarela era uma das grandes preocupações da época e a existência do “Pelotão da Saúde” ajudava a fazer a vacinação. Em 1989 a escola passou a ter o ensino de primeiro grau (5a e 8a série) e que todos os pais ficaram muito felizes, pois esta era uma das reivindicações da comunidade que não queria ver seus filhos estudar fora do meio rural e longe de seus familiares. Aos poucos a escola e comunidade foram se amalgamando. Antes do início desta pesquisa pensava-se que a escola influenciaria na comunidade, mas com os dados coletados, percebemos que a comunidade também ditava normas para a escola e ia moldando as formas dos professores ministrarem suas aulas

Apoio / Parcerias: Prefeitura Municipal de Joinville/ Secretaria Municipal de Joinville

ISSN: 1808-1665