1ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 03/11/2014 à 07/11/2014

Formação Continuada e MATERIAL Educativo Virtual: potencializando práticas educativas para a infância

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Infância., Formação Continuada, Material Educativo Virtual

A educação em arte tem assumido nos últimos anos cada vez mais o seu papel social no contexto das escolas e fora dela, haja vista os inúmeros trabalhos apresentados em eventos científicos que têm socializado ações relevantes para o ensino e aprendizagem da arte nos espaços formais e não formais da educação. A pesquisa teve como objetivo desenvolver formação continuada para profissionais das redes públicas que atuam na infância e construção de material educativo virtual, tendo como base a educação patrimonial. De caráter qualitativo com ênfase na pesquisa ação tratou de uma investigação que articula pesquisa e extensão, diálogos e possíveis mudanças nas práxis, tanto dos profissionais da infância, quanto nos pesquisadores. Os resultados finais sinalizaram a ideia de que conhecer/participar dos espaços patrimoniais, tanto pelos decentes quanto pelas crianças e principalmente vivenciá-los pode fazer a diferença nas práticas educativas e construções de identidades. Portanto, a pesquisa reiterou, a partir de suas ações, a relevância da presença de educação patrimonial no currículo para a infância, bem como a necessidade de políticas públicas que garantam a formação continuada, dando ênfase as questões culturais. Nesse contexto a pesquisa buscou “a descoberta em lugar da constatação, a interpretação em lugar da mensuração, pois assume que fatos e valores estão intimamente relacionados” (GATTI; ANDRÉ: 2010). Embora a pesquisa tenha sido realizada em contextos específicos, espera-se que tenha uma abrangência em outros campos e em outros lugares da educação, da cultura e da infância.

Apoio / Parcerias: FAP e FAEX

ISSN: 1808-1665