1ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 03/11/2014 à 07/11/2014

A Adoção das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) nas Redes Escolares

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: TICs, inclusão digital, objetos de aprendizagem

O projeto tem como foco a inserção das novas tecnologias nas redes escolares das escolas públicas de Joinville. O governo Federal tem desenvolvido uma série de ações articuladas com uma legislação específica com a finalidade de inserir as tecnologias de informação na educação bem como o acesso dos alunos e professores à Banda Larga. Muitas das escolas da rede Pública de ensino de Joinville são nossas parceiras no desenvolvimento do Estagio Curricular dos cursos de formação da Univille. Num diagnóstico parcial realizado entre as alunas do curso de Pedagogia da Univille, por meio das observações nas escolas como parte de seu estágio, indicou que em 2010, 2011 e 2012, 2013 e 2014 a maioria das escolas da rede estadual possui Laboratório de Informática (LI), subsidiado pelo governo federal. Porém a maioria das escolas não incorporou os LI no Projeto Político Pedagógico das escolas e não possui um plano de utilização dos mesmos para o desenvolvimento de algumas atividades escolares por meio dos computadores e seus recursos. Além disso, constatou-se que a grande maioria dos professores não conhece os recursos disponíveis no LI, não sabe planejar aulas utilizando os recursos multimídia. Observou-se, ainda, que algumas escolas possuem um técnico em informática que desenvolve atividades sem a presença dos professores na sala de aula. Por último, também se observou que o atendimento a problemas técnicos, em muitos casos, depende de uma solicitação ao Ministério da Educação (MEC), isto é muito moroso, provocando a interrupção, por meses, das atividades nos LI.Com base neste cenário, este projeto procura responder à inexistência de um plano estratégico de adoção de Objetos de Aprendizagem (OA) nas redes escolares de Educação Infantil e Ensino Fundamental, acrescentando, valor à necessidade urgente de combate à info-exclusão e ao desenvolvimento de tecnologias inclusivas. O governo brasileiro em seu site “inclusão digital” revela que “pretende oferecer condições de continuidade aos projetos existentes e fortalecer iniciativas de inclusão digital em andamento e outras que venham a estruturar e aderir ao programa”. (web, 2014, p.437) Esta pesquisa fortalece esses objetivos, e aprofunda estudos sobre a importância de se implementar objetos de aprendizagem nas redes escolares.

Apoio / Parcerias: Este projeto teve apoio do PQD da Univille.

ISSN: 1808-1665