1ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 03/11/2014 à 07/11/2014

A FORMAÇÃO INICIAL DO FUTURO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS NO ENSINO REGULAR

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: Formação inicial, inclusão escolar, Educação física

Os estudos no âmbito das ciências da educação têm almejado compreender os processos de constituição dos saberes docentes, bem como, investigar a complexidade das práticas de ensino em diferentes contextos, demarcando assim a especificidade do oficio docente. Integrantes deste processo, os conhecimentos adquiridos durante a formação inicial se tornam um alicerce para a profissão docente frente aos desafios educacionais, dentre estes, a inclusão de alunos com deficiências. Nesta complexidade, futuros professores devem estar atentos as transformações da escola e receptivos as novas interações estabelecidas, e principalmente, a modificar suas concepções sobre o alunado. Diante do exposto, este estudo, recorte da dissertação de mestrado “Formação inicial do professor de Educação Física e a inclusão de alunos com deficiências no ensino regular”, que apresentou como objetivo compreender como o curso de Educação Física da UNIVILLE formar o futuro professor para lidar com alunos com deficiências no ensino regular, fundamenta este trabalho que tem o objetivo de identificar, a partir das respostas coletadas de estudantes e professores formadores, o que estes entendem por alunos com deficiências e se apresentam restrições quanto ao perfil de aluno com deficiência nas aulas de Educação Física no ensino regular. Para tanto, aplicou-se questionários a 15 professores formadores e a 39 estudantes do 4º ano do curso de licenciatura em Educação Física, versando sobre esta temática. Os dados coletados indicam a falta de entendimento a respeito de quais são alunos considerados com deficiências, sendo que poucos professores formadores, 13%, e estudantes, 26%, apontaram somente as características das mesmas. Quanto à frequência/participação nas aulas de Educação Física, a significativa maioria de docentes, 60%, e estudantes, 77%, apontam que todos os alunos devem freqüentar a escola regular, mas apresentam ressalvas quanto à condição da escola em receber adequadamente os alunos com deficiências e o grau da deficiência apresentado pelo aluno. Como conclusão deste trabalho, apontamos a necessidade de esclarecimentos aos professores formadores sobre as deficiências que envolvem o cenário da educação inclusiva, a partir de formações continuadas ou capacitações, na intenção de ampliar os conhecimentos sobre esta temática. Aliado a esta ação, a abordagem dos conteúdos referentes às deficiências necessita de maior ênfase nas disciplinas objetivando dirimir as dúvidas dos estudantes e potencializando os conhecimentos adquiridos na formação para uma atuação profissional segura nas redes de ensino.

ISSN: 1808-1665