1ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 03/11/2014 à 07/11/2014

Questões de lógica para concursos públicos - FAEG

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Lógica, Concurso, Fundo de Apoio ao Estudante de Graduação

Uma das possibilidades profissionais ofertadas ao estudante egresso é o ingresso numa carreira pública, obrigatoriamente acessada somente após a participação em um concurso público, nas mais diversas áreas de atuação afins ao seu curso. Para que o estudante possa ingressar nessas carreiras através de um concurso público, será exigido nas provas de admissão a correta compreensão das questões objetivas e a elaboração de textos argumentativos, sendo que o candidato deve apresentar argumentação consistente bem como uma estrutura textual coerente a fim de atingir o objetivo da aprovação. Em muitas provas de admissão numa carreira pública existem questões lógicas, nas quais se faz necessário que o candidato demonstre também um raciocínio consistente e coerente. O Fundo de Apoio ao Estudante de Graduação – FAEG, através dos Departamentos de Letras e Engenharia, ofertou aos alunos da Univille o projeto “Princípios Lógico-argumentativos, Teoria da Argumentação e Preparação para Provas e Concursos Públicos”. Seu objetivo principal é buscar trabalhar com princípios lógicos e a relevância destes na resolução de questões de múltipla escolha em concursos públicos. Metodologicamente adotam-se aulas expositivas e dialogadas trazendo a teoria da lógica dedutiva e a partir desta teoria, num formato de simulado, propõe-se a solução de questões aplicadas em provas anteriores. Ainda que as aulas busquem um caráter informal, quase lúdico, trata-se de uma oportunidade séria de buscar soluções lógicas a partir das questões formuladas, num exercício em grupo e utilizando a capacidade cognitiva pura para a resolução de problemas. A experiência até o momento tem sido animadora, ainda que seja perceptível que o fato de ser um curso gratuito leva a uma falta de comprometimento por parte de muitos alunos, principalmente em épocas de provas e pelas dificuldades quanto a adequar-se ao horário extra-classe. Porém observa-se que o assunto desperta o interesse dos participantes e aqueles que se comprometem com o curso têm gerado comentários que indicam a obtenção de resultados bastante positivos até o momento.

ISSN: 1808-1665