1ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 03/11/2014 à 07/11/2014

Desenvolvimento da cidadania: Um estudo da Legislação Ambiental aplicada à Educação Ambiental e Sustentabilidade

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Educação Ambiental, Sustentabilidade, Legislação Ambiental

Em uma situação global de contínua degradação ambiental e de esgotamento dos recursos naturais disponíveis, em que o modelo de produção e consumo vigente é incompatível com um desenvolvimento sustentável, a simples promulgação de normas jurídicas (Leis) que objetivem a proteção do meio ambiente pode não se mostrar suficiente para atingir os resultados que dela são esperados. Nesse contexto, a educação apresenta-se como uma poderosa ferramenta de transformação, capaz de proporcionar efetividade à norma, dando início a novos comportamentos nos campos social, econômico, político e ambiental. Apenas uma abordagem pedagógica da problemática da sustentabilidade que inclua os mais diversos recursos didáticos disponíveis será capaz de criar um vínculo de pertencimento, responsabilidade e afeição entre o indivíduo e o ambiente que o cerca, bem como uma melhor compreensão dos conceitos contidos na legislação em vigor, levando a um efetivo exercício da cidadania. Nessa perspectiva, a pesquisa aqui apresentada trata de um estudo referente à prática pedagógica quanto à educação e à sensibilização ambiental realizado em uma escola do Ensino Fundamental da localidade de Pirabeiraba (Joinville/SC), com o objetivo de l despertar, nos 30 estudantes do nono ano participantes do estudo, a “conscientização quanto aos conceitos básicos e princípios da legislação ambiental vigente no país, a fim de fomentar práticas relacionadas à cidadania e à sustentabilidade, por meio de uma abordagem crítica do conteúdo dos dispositivos legais e de suas diversas aplicações no cotidiano”. A metodologia adotada, de abordagem qualitativa, consistiu em um estudo da linguagem a ser utilizada na transmissão do conhecimento, que incluiu ilustrações e a produção de fotografias regionais, buscando facilitar, aos estudantes, a compreensão dos diversos conceitos da legislação ambiental com uso da representação gráfica. Posteriormente, realizou-se uma exposição dos conteúdos relacionados à legislação ambiental com palestras, ilustrações gráficas e discussões gerais. Após, procedeu-se à aplicação de atividades de fixação e avaliação do conhecimento transmitido, além da realização de uma atividade prática, com o desenvolvimento da argumentação jurídica pelos próprios estudantes após conhecimento de estudos de caso baseados na jurisprudência local (Apresentação teatral - Júri Simulado). Verificou-se que a metodologia utilizada na aplicação da pesquisa possibilitou atingir-se resultados que superaram as expectativas previstas no objetivo. Na realização das atividades propostas, com produção escrita, artística e debates orais, os estudantes externaram uma compreensão interdisciplinar e crítica dos conteúdos trabalhados, o que se traduziu em uma significativa aprendizagem sobre legislação ambiental e um amplo desenvolvimento da cidadania e consciência ambiental.

ISSN: 1808-1665