1ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 03/11/2014 à 07/11/2014

Capacitação dos alunos dos cursos de Administração e Gestão Comercial para aplicação de diagnóstico empresarial, elaboração de plano de ação e relatório situacional, e desenvolvimento de ações administrativas com foco em marketing, finanças, custos, produ

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, São Bento do Sul, Brasil

Palavras-chave: capacitação, diagnóstico, estratégicas

A inserção da Universidade na comunidade é cada vez mais importante para estabelecer e manter vínculos que são essenciais para a concretização da missão da Univille. A empresa junior é uma das formas para materializar essa atuação, no entanto, para que os alunos vinculados a ela possam atuar de maneira eficiente e eficaz junto à comunidade empresarial é imprescindível que estejam devidamente preparados. Atendendo a essa finalidade principal que esse projeto foi proposto, mas durante a sua execução contemplou outras demandas propostas pelos alunos.

O Objetivos geral do projeto é capacitar os alunos dos cursos de Administração e Gestão Comercial para aplicação de diagnóstico empresarial, elaboração de plano de ação e relatório situacional, e desenvolvimento de ações administrativas com foco em marketing, finanças, custos, produção e estratégia, bem como para realização contatos e negociações a fim de prepará-los para atuar em atividades de consultoria junto às empresas da região.

Primeiramente foi realizada a sensibilização dos alunos com visitas as salas e contatos por e-mail com o público-alvo (alunos do curso de Administração e Gestão comercial). Foram selecionados vários temas convergentes ao objetivo proposto, os quais foram pesquisados e transformados em aulas formatadas para os alunos participantes do projeto. O material envolveu slides, textos, links, passo-a-passo para a utilização de ferramentas etc. Os treinamentos foram ministrados de acordo com o público inscrito em data, e horário pré-combinados de acordo com a disponibilidade de professor e alunos. Depois de todas as atividades foram realizadas avaliações para verificação da satisfação dos alunos com relação ao tema, forma de repasse etc.

Foram realizadas oficinas sobre negociação, ferramentas de gestão, oratória, escritas de artigos acadêmicos, ficha de produtos, atendimento, análise swot, plano de comunicação e canvas.

100 alunos participaram das atividades e, de acordo com as avaliações, todos mencionaram que os temas apresentados eram bastante relevantes e ficaram satisfeitos com sua condução. Os principais resultados alcançados são difíceis de mensurar devido a não termos como avaliar a habilidade na sua aplicação por parte dos alunos ainda, mas com certeza propiciaram aprendizagens complementares as desenvolvidas em sala de aula e que estão relacionadas com a prática profissional dos cursos envolvidos. Também auxiliaram o desenvolvimento dos participantes porque agregaram novos saberes, desenvolveram novas habilidades e reforçaram atitudes necessárias a um bom gestor.

ISSN: 1808-1665