1ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 03/11/2014 à 07/11/2014

Gestão da informação alinhada à inovação como ferramenta de gestão estratégica nas empresas incubadas na ITFETEP.

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, São Bento do Sul, Brasil

Palavras-chave: Gestão da informação, Inovação, Gestão estratégica

Na economia do conhecimento, vinculada a um mercado globalizado, as informações constituem-se um dos bens mais importantes para as organizações. As atividades empresariais são cada vez mais realizadas digitalmente, e consequentemente surgem novas fontes de informação, o que apenas reforça a importância de realizar uma boa gestão destas, surgindo também a oportunidade de alinhar o gerenciamento de informações com o potencial de inovação da organização, que por sua vez é primordial às empresas que enfrentam um mercado concorrencial agressiva, pois orienta seu desenvolvimento estratégico, auxiliando na geração de vantagem competitiva. Diante da crescente importância desse tema, buscou-se nessa pesquisa analisar como as empresas incubadas na ITFETEP – Incubadora Tecnológica de São Bento do Sul estruturam o processo de gestão da informação e como esses elementos se correlacionam à inovação. Assim o foco constituiu-se em analisar empresas que estão inseridas num ambiente de incubadora que promove a inovação e que são tradicionalmente geradores de conhecimento, sendo que foram pesquisadas as empresas incubadas nas três modalidades (graduada, associada e residente), que corresponderam a dezenove organizações. A trajetória metodológica assumiu abordagem quali-quantitativa, materializada com base em pesquisa exploratória, sendo que os dados foram obtidos através da aplicação de questionário, elaborado à luz da teoria estudada, com um gestor de cada empresa. Os resultados parciais da pesquisa em desenvolvimento apontam que em relação aos clientes, fornecedores, colaboradores, produtos e/ou serviços, há necessidade da utilização das informações de maneira inovadora a fim de resultar num melhor desempenho estratégico, devido à necessidade identificada de intensificar o relacionamento com os clientes por meio das informações disponíveis e oferecer planos de aprendizagem aos funcionários para melhorar seu desempenho. Quanto às barreiras que limitam o sucesso das empresas incubadas obteve maior incidência a falta de informações quanto à concorrência no mercado, ressaltando a importância de obter informações do ambiente externo e integrá-las à gestão operacional e estratégica. Ainda recebeu ênfase a demanda de focalizar as necessidades dos clientes para adequar serviços e produtos, dinâmica que tem urgência em ser priorizada na percepção dos gestores. Por fim, aponta-se a necessidade das informações tornarem-se parte da geração de inovação nas organizações, pela implantação de mecanismos para captá-las e gerenciá-las, as convertendo em contribuição ao desenvolvimento estratégico das empresas pesquisadas, fomentando maior competitividade no desempenho de suas atividades.

Apoio / Parcerias: Financiado pelo FAP - Fundo de Apoio de Pesquisa da UNIVILLE

ISSN: 1808-1665