1ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 03/11/2014 à 07/11/2014

Atuação docente no ensino superior com acadêmicos da geração Y: perspectivas e reflexões.

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, São Bento do Sul, Brasil

Palavras-chave: Atuação docente, Ensino Superior, Geração Y

O novo contexto de diversidade presente nas organizações atuais, inclui a convivência de diferentes gerações, as quais possuem características muito distintas entre si, trazendo desafios à convivência. A administração dessa convivência requer conhecimento acerca das motivações e valores de cada uma dessas gerações, em especial, àquela recém-chegada no mercado de trabalho e nas universidades: a Geração Y. É matizado por essa concepção que necessita ser orientado o processo de aprendizagem, pois se constata nas universidades embates entre professores e metodologias incompatíveis com as expectativas das gerações mais jovens, que pelo seu perfil diferenciado anseia pelo aprendizado mais vivencial, aplicado e prático balizado pelas pressões próprias do mundo atual. Muitos professores enfrentam a apatia e a falta de comprometimento dos alunos, gerando conflitos em função da inadequação de suas práticas pedagógicas, pautado pelo modelo educativo tradicional. Contemplando às demandas deste cenário, houve a oferta de um projeto de extensão, visando à discussão/reflexão sobre o processo de aprendizagem no ensino superior e as características dos acadêmicos da geração Y direcionado aos professores universitários do Alto Vale do Rio Negro, contribuindo para seu processo de formação pedagógica continuada. Assim, as questões e situações vividas no contexto acadêmico se tornaram ponto de partida, diagnóstico e conhecimento dos problemas da realidade, que, embora contraditórios, convergiram para nortear as questões centrais trabalhadas no decorrer do processo dos encontro realizados com professores da UNIVILLE/SBS, UDESC/CEPLAN e UNC/RN. Nesse sentido, fomentaram-se discussões e reflexões, confrontando teoria e prática, tomando-as como elementos embrionários de mudanças e intervenções, agregando elementos à compreensão das relações que se estabelecem entre gerações nas aulas, favorecendo trocas e possibilidades de construção coletivas de ensinar para um perfil diferenciado de alunos. O mencionado projeto de extensão, ainda em desenvolvimento oferece por meio de estudos e partilha de experiências, a problematização das situações metodológicas, o questionamento de ação docente dos professores, sua possível transformação e a produção de conhecimentos, pois é necessário superar uma postura de resistência em relação ao perfil dessa nova geração, atuando de forma a harmonizar relações e potencializar aprendizados. Constatou-se no decorrer dos encontros a necessidade dos professores se apropriarem das concepções de ensino-aprendizagem com seus pares, refletirem sobre as estratégias mais apropriadas para gestão da sala de aula no ensino superior e metodologias diferenciadas de aprendizagem constituindo-se em referenciais que poderão agregar elementos significativos à docência e atuação profissional dos professores participantes, erigindo novas competências ao seu processo de formação.

Apoio / Parcerias: Projeto de extensão financiado com recursos da área de extensão da UNIVILLE

ISSN: 1808-1665