1ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 03/11/2014 à 07/11/2014

Direito e literatura: a extensão a serviço do acesso à justiça

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, São Bento do Sul, Brasil

Palavras-chave: Direitos e Garantias Fundamentais, Direitos Humanos, Literatura

Com mais de 10 anos de atividades, o projeto “Direito e Literatura: a criação de um espaço para a discussão da cidadania” constituiu-se em atividade reconhecida e apreciada pela comunidade são-bentense. Vinculado ao departamento de Direito da UNIVILLE, campus São Bento do Sul, o trabalho tem como objetivo central levar à comunidade escolar de escolas públicas locais a informação e a reflexão sobre direitos e deveres que compõem princípios da justiça, em especial aqueles estabelecidos no caput do artigo 5º da Constituição Brasileira. O público alvo é constituído de crianças de 8 a 12 anos e seus professores. O trabalho é realizado mensalmente, em diferentes escolas, visando desmistificar o acesso à justiça através da contação de histórias infantis, especialmente fábulas, sendo que depois de cada intervenção nas escolas, as crianças são convidadas a participar de atividades relacionadas ao tema da história - também preparadas para motivar a livre expressão do grupo sobre a justiça e seus princípios. Além disso, uma visita monitorada ao Fórum Desembargador Medeiros Filho - parceiro do projeto - e uma visita à Univille são realizadas por todas as turmas envolvidas. O projeto faz a recolha de resultados por meio da observação das respostas práticas do grupo durante e depois das intervenções, assim como através da aplicação de questionário aos educadores envolvidos. As informações coletadas referem-se ao método, ao desempenho do grupo de extensionistas e aos efeitos do trabalho nas crianças e na própria comunidade escolar. Diante das repostas obtidas, pode-se afirmar que a parceria entre o Direito e a Literatura tem sido positiva, pois consegue despertar nas pessoas envolvidas pelo projeto uma visão de sociedade diferenciada, baseada no maior conhecimento da justiça e dos princípios básicos estabelecidos constitucionalmente. Mais uma vez destaca-se como valor do projeto a atenção ao ponto de vista das crianças e suas experiências como fatores fundamentais de aprendizado para os acadêmicos bolsistas, justamente porque se oferece ainda na universidade uma oportunidade para formação de profissionais mais conscientes e mais sensíveis à importância do acesso à justiça por todos os cidadãos.

Apoio / Parcerias: Fórum Desembargador Medeiros Filho Nivaldo Stoeberl e Cia Ltda ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL FREDERICO FENDRICH ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL OSMARINA BATISTA BETKOWSKI

ISSN: 1808-1665