1ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 03/11/2014 à 07/11/2014

Usabilidade e experiência do usuário: um estudo acerca de ambientes virtuais de apoio a aprendizagem para a educação a distância

Palavras-chave: usabilidade, experiência do usuário, ambientes virtuais de aprendizado

O presente projeto teve como objetivo desenvolver um estudo de usabilidade com considerando a experiência do usuário sobre ambientes virtuais de aprendizagem com o foco na modalidade educação a distância. Foi feito um levantamento bibliográfico sobre os temas de usabilidade, experiência do usuário e ambientes virtuais de aprendizado. Tal fase foi importante pois foi através dessa etapa que foi feito uma estrutura para estabelecer a importância do estudo e também buscar outras referências do tema para que haja uma comparação com outros resultados (Creswell, 2010). Foram identificados sistemas de ambientes virtuais de aprendizagem e analisou-se criticamente os problemas de usabilidade envolvidos no processo de ensino-aprendizagem através de uma análise diacrônica, com o objetivo de levantar os ambientes virtuais de aprendizagem mais utilizados e o utilizado pela Univille. Desenvolvido uma análise paramétrica, com o intuito de comparar o desenvolvimento de produtos já existentes/concorrentes, baseando-se em certos parâmetros comparativos. Coletaram-se dados de uso, através de testes de usabilidade, de usuários representativos dos sistemas será realizadas a uma análise contextual, que é uma observação com entrevistas realizadas no ambiente de trabalho do usuário. Tal análise foi importante pois permitiu a observação do usuário desempenhando as tarefas no sistemas em contexto e situações reais de uso. Durante a observação de uso foram feitas perguntas que auxiliaram no entendimento do comportamento do usuário. Desenvolveu-se também a análise hierárquica das tarefas, que é uma análise similar a análise contextual mas com uma diferença no foco: enquanto a primeira é uma mais comportamental e ambiental a segunda é mais focada na tarefa, ferramentas, pontos de decisão e as escolhas que são feitas pelo usuário. O objetivo das duas análises foi a de levantar o tempo para se completar uma tarefa, números e tipos de erros, número de consultas à ajuda e/ou aos manuais, números de usuários que cometem um determinado erro e o número de usuários que completam uma tarefa com sucesso. Após essas etapa sistematizou-se uma lista de requisitos de usabilidade e de experiência do usuário para o desenvolvimento de um ambiente virtual de aprendizagem através da avaliação cooperativa: técnica que permite ao usuário se tornar um colaborador no processo de avaliação da interface e tem o objetivo é obter dados a respeito da usabilidade e experiência do usuário.

Apoio / Parcerias: FAP Univille

ISSN: 1808-1665