1ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 03/11/2014 à 07/11/2014

A comunicação como estratégia para alavancagem da Contabilidade Gerencial

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, São Bento do Sul, Brasil

Palavras-chave: Contabilidade , Contabilidade gerencial, Comunicação empresarial

A pesquisa realizada trata do processo de comunicação como estratégia de alavancagem da Contabilidade Gerencial. O estudo é continuação de uma investigação realizada em 2013, na qual foram obtidos dados em relação à falta de comunicação entre escritórios de contabilidades e as empresas usuárias deste serviço. Na etapa ora apresentada, a metodologia utilizada baseou-se em uma pesquisa bibliográfica e documental acerca do tema Contabilidade Gerencial e comunicação empresarial, com objetivo de aperfeiçoar/otimizar os recursos do processo de comunicação detectados nas organizações estudadas, oferecendo formas de implantação e bases teóricas adequadas para sua manutenção. Após o estudo em 2013, viu-se que as informações repassadas pelos contadores para os empresários muitas vezes não chegam de forma clara e decifrável, e é papel do profissional contábil ter a capacidade de comunicar informações econômicas que ajudem as empresas no momento de alguma tomada de decisão. Após análise bibliográfica, buscou-se apresentar as principais ferramentas da contabilidade gerencial e do processo de comunicação. Dentre as principais ferramentas da comunicação ligadas ao processo gerencial destaca-se a figura do emissor que é quem emite a mensagem, no caso, o contador; a mensagem, que é conteúdo das informações transmitidas, especificamente nesta pesquisa as informações gerenciais que dão suporte à tomada de decisão; o referente, que é a situação contextual a que a mensagem remete, ou seja, a necessidade de gerenciamento baseado em informações contábeis confiáveis e úteis; o canal de comunicação, que é meio em que a mensagem é transmitida e, por fim, o código, que pode ser considerado o maior entrave no processo aos receptores, que é quem recebe a mensagem, nesta pesquisa os usuários das informações contábeis. A partir destes elementos da comunicação, buscou-se estudar como adaptá-los ao cotidiano das empresas de modo a melhorar o processo comunicativo. Como principal conclusão, destaca-se que ferramentas de comunicação de apoio são importantes para melhorar o entendimento entre contadores e seus usuários, mas que o processo da comunicação precisa se tornar uma das prioridades do Contador que quer diferenciar-se no mercado com a aplicação da Contabilidade gerencial. Entendeu-se que o planejamento da comunicação é vital para que a idéia central de disseminação e fortalecimento da Contabilidade Gerencial como ferramenta de gestão seja efetivada.

ISSN: 1808-1665