1ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 03/11/2014 à 07/11/2014

Bullying: um estudo em escolas públicas de São Bento do Sul (SC)

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, São Bento do Sul, Brasil

Palavras-chave: Direitos humanos, Bullying, Escolas públicas

O bullying é caracterizado quando existe algum tipo de agressão de forma reiterada contra um indivíduo. No Brasil, o bullying ainda não tem uma tradução perfeita, entretanto remete-se ao autor da conduta o termo de “valentão”, relacionando-se com valentia, força, superioridade, constrangimento, ameaça e agressão à vítima que pode vir a atingir o moral, a moral, e, principalmente, o físico e o psicológico daquele que sofre bullying. O foco desta pesquisa foi a prática de bullying no ambiente escolar, local em que crianças e adolescentes ainda estão em processo de desenvolvimento e expostos ao fenômeno.O bullying no ambiente escolar vem crescendo em virtude de um conjunto de fatores que implicam neste ato, além do reconhecimento pela disseminação na mídia, sendo hodiernamente um dos temas mais discutidos em todo o mundo, o que desperta um crescente interesse nas diversas ciências de esferas jurídicas e sociais no Brasil. O objetivo geral da pesquisa foi levar o assunto para professores e alunos para entender como este era conceituado para, então, explicar qual seria o limite entre brincadeiras e bullying. Visou-se estudar e debater o tema a fim de fosse possível ao público alvo identificar situações de bullying que acontecem a sua volta para que não sejam vítimas, autores ou insensíveis e ao fato. A metodologia utilizada iniciou-se com pesquisa bibliográfica e, depois, de campo para que pudesse ser feita a coleta de dados. A amostra compreendeu alunos de 6ª série de 3 escolas do município de São Bento do Sul, cujo instrumento de coleta de dados foram entrevistas livres e aplicação de questionários. Posteriormente os dados coletados junto aos alunos foram analisados quantitativa e qualitativamente. Com a realização do trabalho, entre os resultados obtidos, destaca-se que foi possível alcançar resultados como a conscientização dos alunos entrevistados sobre o que é bullying. Além disso, foi descoberto através dos questionários que 60% dos alunos consideram que os professores não estão capacitados o suficiente para identificar uma situação de bullying, sendo que, como solução, 18% disseram que os professores precisam ser capacitados para poder agir numa situação de bullying no ambiente escolar. Ante o exposto conclui-se que o objetivo do trabalho de pesquisa foi alcançado, obtendo respostas fidedignas e importantes para a pesquisa e destacando a importância de trabalhos no Curso de Direito que possam explorar o tema a fim de capacitar estudantes e os educadores das escolas públicas, especialmente aquelas das regiões atendidas pela Univille.

ISSN: 1808-1665