2ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 09/11/2015 à 10/11/2015

Estudo da letalidade à Daphnia Magna proveniente da água de absorção de gases de combustão de diesel S10 após tratamento catalítico

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: Daphnia Magna , Catalisador, diesel S10

Introdução: A toxicologia ambiental é um campo que avalia os efeitos dos compostos químicos nos organismos vivos e tem como finalidade verificar as condições de risco para propor medidas preventivas. Embarcações possuem a descarga dos motores submersa, onde os gases provenientes da combustão são lançados diretamente na água, promovendo de forma mais agressiva a solubilização de compostos da combustão no meio ambiente. Objetivo: Avaliar a eficiência do uso de catalisador para redução da toxicidade à Daphnia magna. Metodologia: Para avaliar a letalidade de Daphnia Magna foi utilizada uma coluna de absorção de leito empacotado para absorver a fumaça de combustão do escapamento de um motor estacionário. O combustível utilizado para queima foi o diesel S10 que possui até 10 ppm de enxofre, com e sem catalisador. Ao fim do experimento obteve-se a concentração que oferece efeitos agudos ao organismo estudado. As concentrações estudadas inicialmente foram de 5%, 2%, 1 %, 0,5% e 0,1%. Além dessas concentrações um meio branco para controle negativo foi avaliado. Resultados e discussão: A CL50 (48 h) foi de 0,48% com o uso de catalisador e de 0,25% sem o uso de catalisador. Não houve mortalidade no controle negativo. Assim pode-se observar que quando o catalisador foi utilizado a mortalidade é menor. O que deve ser consequência do tratamento catalítico nos gases de absorção. Conclusão: O resultado obtido sugere que a queima de combustíveis, sem o tratamento catalítico, pode agravar problemas ecológicos, no que tange a emissão de poluentes. Como no ensaio com Daphnia Magna, com 48 horas de duração, houve maior mortalidade quando o catalisador não foi empregado, o que torna sua aplicação uma opção menos poluente neste quesito.

Apoio / Parcerias: UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU-FURB

ISSN: 1808-1665