2ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 09/11/2015 à 10/11/2015

Alternativa para redução das emissões de CO e turbidez a partir de blendas de diesel e butanol

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Diesel, emissões, blendas

A queima de combustíveis fósseis, como o diesel, é uma das fontes de energia mais utilizadas, porém acarreta enormes danos ao meio ambiente. Diante disso, novas alternativas estão sendo analisadas, entre elas a adição de compostos oxigenados ao combustível visando a melhoria na combustão e redução da poluição. Este estudo teve o objetivo relacionar as emissões de CO com a turbidez proveniente da queima de diesel com butanol. Os testes foram realizados com S10 e S500 puros e também nas concentrações de 3% e 5% de butanol sendo queimados em motor estacionário diesel 4,2 cv. Acoplado ao motor havia uma coluna de leito empacotado com um fluxo contracorrente de água deionizada, cujo objetivo era absorver parte dos gases de combustão para posterior análise de turbidez. As amostras foram retiradas após 31 minutos do início do teste. A quantificação dos gases foi realizada através da sonda Optima 7 da Confor, sendo operada somente 25 minutos após o início do teste, até atingir o estado estacionário. Adição de 5% de butanol ao diesel S500 resultou em queda das emissões de CO em comparação ao combustível puro, 1484,7 ppm e 1529,6 ppm, respectivamente. Em relação à turbidez os valores permaneceram praticamente constantes, 167,5 NTU para a blenda e 169,5 NTU para o diesel puro. A adição de 3% de butanol ao diesel S10 acarretou na emissão de 511,5 ppm de CO, enquanto o diesel S10 puro apresentou emissão de 602,2 ppm. Para a turbidez os valores foram 114 NTU para o diesel puro e 123,5 NTU para a blenda. As misturas de S10 + 5% e S500 + 3% não acarretaram mudanças significativas na turbidez. Porém, se comparadas com os combustíveis S10 e S500 com ou sem blendas, há diferenças significativas (teste ANOVA, valor de p = 0,009) para um intervalo de confiança de 95%, sugerindo que a quantidade de enxofre é a principal responsável pela turbidez, conforme já observado em outros estudos. Portanto, adição de butanol melhorou a combustão e, dessa forma, resultou na diminuição das emissões de CO. No entanto o mesmo não ocorreu com a turbidez, fato que pode estar ligado à quantidade de enxofre presente no diesel. Estudos com outros compostos oxigenados devem ser realizados procurando determinar aquele que apresente melhores condições em relação à diminuição da poluição ambiental.

Apoio / Parcerias: Pibic/CNPq FAP/Univille

ISSN: 1808-1665