2ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 09/11/2015 à 10/11/2015

Monóxido de carbono nas emissões atmosféricas de blendas binárias de diesel s10 com éter metil-terc-butílico em motor estacionário

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Diesel, MTBE, monóxido de carbono

Os impactos causados pelas emissões atmosféricas de monóxido de carbono vão desde os riscos à saúde humana, decorrente da elevada toxicidade desse composto, até a potencialização do efeito estufa na Terra, onde queima de combustíveis fósseis é a principal fonte das emissões de CO para a atmosfera. O Éter metil-terc-butílico (MTBE) trata-se de um composto químico que é produzido pela reação química do metanol e isobutileno, com a fórmula molecular C5H12O. Portanto, o presente trabalho teve como objetivo caracterizar quimicamente e comparar as emissões de CO de amostras de diesel S10 e blendas binárias de MTBE. Amostras com 0%, 2%, 4% e 6% de MTBE foram queimadas em um motor estacionário de ciclo diesel de 4,2 cv. Foram realizadas medições das concentrações de NOx na saída do escapamento através do analisador de gases portátil Optima 7 da Confor nos tempos de 20, 25 e 30 minutos, em triplicata e realizada a média, tendo em vista que foi a partir desse momento que a temperatura do motor se estabilizou em 142,6 ± 1,2 ºC. O tempo de operação para fins desse estudo foi de um total de 30 minutos sob rotação constante de 3000 rpm. Os valores de CO obtidos foram de 1140,11 ± 41,91 ppm para o diesel S10, 1162,11 ± 79,67 ppm para o diesel S10 com 2% de MTBE, 1186,44 ± 46,08 ppm para a blenda com 4% de MTBE e de 1365,78 ± 21,06 ppm para a blenda com 6% de MTBE. Através do teste t de Student, foi possível verificar que há diferenças significativas nas emissões de CO quando adicionado 4% e 6% MTBE, com valor de p<0,05. Pode-se afirmar que para o requisito de emissões de CO nas condições testadas, as blendas com MTBE apresentaram um desempenho inferior ao diesel S10. A emissão de CO das três blendas de diesel com MTBE foram maiores em comparação ao diesel S10, onde a blenda 6% de MTBE foi a que apresentou os resultados mais insatisfatórios, sendo esta a opção menos adequada para uso como combustível quando considerada as emissões de CO. A emissão reduzida de CO pode propiciar um ambiente menos agressivo para a saúde humana e para os ecossistemas em geral, bem como uma progressão menos acelerada do efeito estufa, porém a adição de MTBE ao diesel não se mostrou adequada para esse fim.

Apoio / Parcerias: FAP/Univille Art. 170/Uniedu

ISSN: 1808-1665