2ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 09/11/2015 à 10/11/2015

Iniciativas empreendedoras de upcycling com foco na visão do design e sustentabilidade

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Upcycling, design, economia criativa

Iniciativas empreendedoras de upcycling com foco na visão do design e sustentabilidade O presente trabalho está alinhado com a pesquisa em andamento no Mestrado Profissional em Design intitulado: Investigação sobre o reuso dos resíduos industriais na região de Joinville: um olhar do design a partir da abordagem do upcycling (RE-USE). O termo Upcycling faz referencia a um conceito de reaproveitamento de um material já utilizado ou resíduo de um produto da maneira com que foi encontrado, sem que seja utilizada a reciclagem no processo (McDonough e Braungart, 2002). Atualmente o design vem participando em iniciativas de valorização dos resíduos industriais e de pós-uso, resignificando objetos e proporcionando um ciclo de vida mais longo por meio de técnicas de Upcycle. O reuso do resíduo, sob a ótica do design, pode transforma-los em novos produtos com características particulares, inovadoras, promovendo a valorização de empresas focadas no desenvolvimento econômico e cultural da comunidade onde está inserida. Hoje, considera-se que o reuso dos artefatos e dos materiais se faz necessário, pois envolve menos gasto de energia, além de prolongar a vida útil de materiais nobres ainda em ótimo estado, evitando o envio dos mesmos aos aterros industriais e sanitários. Neste sentido a atividade de design vem se expandindo, inserido na Economia Criativa. Muitas empresas estão sendo criadas, as quais utilizam os resíduos para a produção de artefatos com muita criatividade e personalidade, apresentando características particulares, muitas vezes únicos. O objetivo deste trabalho foi levantar os empreendimentos que desenvolvem artefatos com foco no upcycle. Foi realizado um levantamento nas regiões do Brasil para perceber como as iniciativas estão se consolidando, analisando a estrutura do empreendimento, o portfólio de produtos, marca e comunicação. A pesquisa foi realizada na internet como principal veículo de informações, pela rapidez de atualização de dados e a disponibilidade de fontes. Observou-se que existe uma tendência na inovação dos métodos artesanais, e todos os empreendimentos estudados apresentaram uma forte afirmação regional como principal caraterística, utilizando resíduos industriais ou naturais disponíveis na sua região, refletindo sua particularidade, seja pela técnica aplicada ou pela utilização de materiais abundantes na região, assim como pela arte, arquitetura e cultura relacionada às festas religiosas, populares, culinária, folclore, hábitos do cotidiano, etc. A investigação realizada servirá como referencia, associada as ferramentas do design, para a criação de uma linha de produtos a ser executada pela acadêmica na habilitação de design de moda como resultado desta pesquisa aplicada.

ISSN: 1808-1665