2ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 09/11/2015 à 10/11/2015

Comparação da água de combustão de diesel S10 e blendas de n-butanol e biodiesel

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Diesel, n-butanol, biodiesel

A necessidade da redução de emissões atmosféricas através da queima de combustíveis fósseis já é de conhecimento mundial e investimentos em pesquisas e novas fontes alternativas de combustível estão em ascensão principalmente na última década. A poluição advinda de tal combustão compromete não somente o ar, como também o solo, água e todos os organismos vivos afetados com tais perturbações ao meio. Esse estudo objetiva a comparação e avaliação dos gases de combustão CO e CO2 do diesel S10 nas concentrações de 5% (v/v) e 6% (v/v) de butanol e biodiesel. Os testes foram realizados com um motor estacionário de ciclo diesel de 4,2 cv com uma coluna de absorção acoplada ao escapamento do motor. Durante 30 minutos o equipamento é ligado, para proporcionar uma estabilização da rotação. As medições foram feitas a cada minuto através de uma sonda, Optima 7 da Confor, assim como a coleta de amostra de água de absorção para ensaios de turbidez, onde utilizou-se um turbidímetro de bancada. Os valores médios da concentração dos gases CO e CO2 de S10 sem adição de compostos oxigenados foram de 709,9 ppm e 1110 ppm, respectivamente. Para as blendas de butanol obtiveram-se 984,7 ppm e 1340 ppm para a concentração de 5% de butanol e 986,5 ppm e 1280 ppm para a concentração de 6%, conforme ordem apresentada. As concentrações de 5% e 6% de biodiesel resultaram em 1123,8 ppm, 1740 ppm, 1009,7 ppm e 1430 ppm, respectivamente para os gases CO e CO2. A turbidez encontrada no S10 comercial foi de 161 NTU, para 5% e 6% de butanol os valores foram de 175 NTU e 146 NTU e para 5% e 6% de biodiesel registrou-se 197 NTU e 87,4 NTU. Foi observada uma diminuição nas concentrações de CO e CO2 utilizando as blendas de butanol. A turbidez não teve o comportamento esperado para S10 com n-butanol, sendo que mais estudos devem ser realizados para avaliar esse efeito com mais precisão. Entretanto, a utilização de diesel S10 com 5% de butanol mostrou-se a melhor opção dentre as amostras envolvidas no estudo.

Apoio / Parcerias: FAP/Univille Art. 170/Uniedu

ISSN: 1808-1665