2ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 09/11/2015 à 10/11/2015

Internacionalização do Artesanato Joinvilense

Univille, Univille, Joinville

Palavras-chave: Internacionalização, Artesanato, Exportação

O Projeto “Internacionalização do Artesanato Joinvilense” surgiu da necessidade identificada pelo pesquisador ao conhecer a cultura de artesania da região de Joinville, observando a capacidade exportadora nos produtos, ante a falta de conhecimento para realizar operações internacionais. Assim, determinou-se como objetivo para a pesquisa a elaboração de planos estratégicos de internacionalização para empreendimentos artesanais participantes do Projeto de Extensão Universitária UNIVILLE - DESOL. Para o desenvolvimento desta pesquisa, fez-se uma investigação bibliográfica acerca de publicações relacionadas à internacionalização de produtos artesanais. Esta pesquisa inicial baseou-se em bibliografias e publicações especializadas de modo a entender melhor o seu contexto, seus limites e possibilidades. A partir daí, foi iniciado um processo de seleção dentro do Projeto DESOL, para que houvesse a escolha de quatro empreendimentos, com vistas a desenvolver um plano estratégico de internacionalização. Para esta seleção foi então elaborado um diagnóstico, a fim de selecionar empreendimentos que já estivessem “maduros” o suficiente para alavancar o processo de internacionalização utilizando-se do plano a ser desenvolvido. Com os retornos e manifestações dos artesãos, foi possível a seleção dos empreendimentos que participariam do projeto. Dos produtos selecionados podem ser incluídos os seguintes empreendimentos: couro de peixe da “Associação ICHTUS” de Itapoá; patchwork do “Atelier Carol Maffezzolli”; papel artesanal da “Recriando com Fibras”; e reaproveitamento de resíduos têxteis do “Manacá em Flor: Produtos Artesanais”, sendo os três últimos de Joinville. Com estes selecionados, foram realizadas reuniões a fim de alinhar as expectativas destes com os pesquisadores. Por meio das reuniões pode-se também extrair informações adicionais pertinentes ao desenvolvimento dos planos. Em paralelo a essa atividade, também foi desenvolvido um roteiro para entrevistas com duas artesãs que já tiveram a experiência de exportar seus produtos. Nesse sentido, o foco foi coletar informações que pudessem elucidar o desenvolvimento dos planos, usando da expertise das artesãs para ter um ponto de referência no planejamento dos demais. Concedidas todas as entrevistas, foi discutido entre os pesquisadores os melhores meios de desenvolvimento de planos estratégicos de internacionalização para as artesãs selecionadas, e realizada uma investigação de possíveis mercados para estas vislumbrarem possibilidades de ações. Também foi promovida uma capacitação às artesãs engajadas no projeto acerca de assuntos ligados ao comércio exterior, como a exportação, logística internacional, e mercados internacionais. De posse de todas as informações, e com as artesãs já capacitadas, foram desenvolvidos planos estratégicos de internacionalização para cada empreendimento selecionado.

ISSN: 1808-1665