2ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 09/11/2015 à 10/11/2015

O Impacto do uso de tecnologias móveis no ambiente da sala de aula: um estudo tendo por referência os acadêmicos do curso de Administração da Univille - Campus São Bento do Sul

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, São Bento do Sul, Brasil

Palavras-chave: Tecnologias móveis, ambiente de sala de aula, desempenho acadêmico

A tecnologia está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas revolucionando as formas de se comunicar e disseminar informações. Há uma infinidade de dispositivos conectados à internet, inclusive dentro do ambiente de sala de aula. No ambiente acadêmico fica a reflexão sobre o impacto dessa prática no aprendizado, visto que outras tecnologias já foram incluídas no contexto universitário anteriormente, como o DATA-SHOW, TV, DVD dinamizando as aulas e agregando ao processo de aprendizagem. Percebe-se a necessidade dos professores e universidade se adequarem à nova realidade do uso dos smartphones, tablets, notebooks e tantos outros dispositivos tecnológicos existentes e presentes no contexto atual interativo dos alunos denominados nativos digitais, os quais como aprendizes, solicitam professores cada vez mais articulados e atualizados. Nessa direção, o objetivo dessa pesquisa de iniciação científica consiste em analisar o impacto do uso de tecnologias móveis no ambiente da sala de aula, seus desdobramentos e interferências no aprendizado dos alunos matriculados no curso de administração da UNIVILLE campus São Bento do Sul. A pesquisa ainda em processo de desenvolvimento assumiu abordagem qualitativa, sustentada em dados quantitativos. Sua operacionalização se aporta em pesquisa bibliográfica, documental e exploratória, aplicada por meio questionários semiestruturados direcionados aos alunos regularmente matriculados nas turmas do mencionado curso, correspondendo a um total de 173 pesquisados. Os resultados parciais obtidos expressam que 73% dos alunos utilizam no decorrer das aulas dispositivos tecnológicos, especialmente os tablets e celulares, correspondendo a mais de uma hora de utilização por período letivo. O principal conteúdo acessado pelos respondentes são os inseridos nas diferentes redes sociais e embora afirmem ter consciência do prejuízo gerado ao seu desempenho acadêmico, compreendem que essa prática já se tornou uma cultura na universidade. Ainda constatou-se que na percepção de 88% dos respondentes há necessidade das aulas se tornarem mais atrativas e dinâmicas para reduzir a utilização destes dispositivos, apontando a necessidade de haver maior aproveitamento destes recursos para fins didáticos, convergindo com os interesses dos alunos, desafiando novas relações pedagógicas e renovação na concepção de ensinar e aprender dos professores.

Apoio / Parcerias: Projeto de Iniciação Científica financiado pelo Fundo de Apoio à Pesquisa da UNIVILLE.

ISSN: 1808-1665