4ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 23/10/2017 à 26/10/2017

Injeção Eletrônica Direta Para Motores Ciclo Otto Monocilíndricos

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, São Bento do Sul, Brasil

Palavras-chave: Injeção Eletrônica, Bico Injetor, Motor Ciclo Otto

O Projeto IEDCOM2 tem como objetivo a construção de um sistema de injeção eletrônica direta de combustível para aplicação nos motores Ciclo Otto monocilíndricos de baixa cilindrada, utilizados nos veículos protótipos que participam da maratona universitária da eficiência energética. O desenvolvimento desse projeto surgiu da necessidade de melhoria da eficiência energética dos veículos produzidos pela equipe do curso de Engenharia Mecânica do Campus São Bento do Sul. A equipe de engenharia do Campus participa da maratona há 8 anos e o primeiro projeto desenvolvido para participar da maratona foi em 2010. Naquele ano o veículo protótipo desenvolvido utilizava um sistema carburado para fazer a alimentação do motor, já nos anos seguintes a equipe direcionou os estudos para o desenvolvimento de protótipos que utilizassem sistemas de injeção eletrônica indireta monoponto. Esse direcionamento possibilitou o alcance de resultados expressivos em termos de eficiência dos veículos protótipos, os quais chegaram a fazer 245 km/l de gasolina e 169 km/l de etanol. As pesquisas realizadas nos anos anteriores pela equipe de engenharia, além de resultados efetivos de eficiência dos protótipos, também viabilizaram a obtenção de conhecimento e o desenvolvimento de competências dos integrantes da equipe na área de injeção eletrônica automotiva, o que estimulou o desenvolvimento de uma nova pesquisa para aplicação da injeção direta de combustível nos motores dos veículos protótipos, como alternativa para viabilizar aumento da eficiência e consequentemente maior autonomia dos veículos. Para o desenvolvimento do projeto IEDCOM, adotou-se como metodologia a prototipagem em software de CAD, onde estão sendo projetados e especificados todos os componentes necessários para a construção do sistema de injeção direta, bem como a realização de simulações de funcionalidade, para posterior construção dos componentes que serão utilizados para montagem do sistema. Essas etapas estão sendo subsidiadas por pesquisas bibliográficas e conhecimentos adquiridos nos anos anteriores do projeto. Atualmente estamos em fase de desenvolvimento do projeto do bico injetor que será adaptado ao motor, uma vez que não existe no mercado um bico de injeção direta específico para motores monocilíndricos de baixa cilindrada. Acreditamos que o sistema possibilitará um bom funcionamento do motor, no entanto quanto á eficiência em termos de consumo de combustível, somente poderemos apresentar resultados plausíveis após a conclusão da construção dos componentes, montagem do sistema no motor do veículo e realização dos testes e análises de funcionalidade e eficiência.

Apoio / Parcerias: Mecânica Rodometal Ltda

ISSN: 1808-1665