4ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 23/10/2017 à 26/10/2017

Estudos Avançados na Área de Robótica para Competições

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: Robótica Educacional, Programação de Robôs, Kits Educacionais

Introdução: O uso da robótica na educação vem sendo mais um instrumento que oferece aos alunos e professores a oportunidade de vivenciar experiências semelhantes às que terá na vida real, dando a estes a chance de solucionar problemas mais do que observar formas de solução. A robótica tem grande potencial como ferramenta interdisciplinar, visto que a construção de um novo mecanismo, ou a solução de um novo problema, frequentemente extrapola a sala de aula. Na tentativa natural de buscar uma solução, o aluno questiona professores de outras disciplinas que podem ajudá-lo a encontrar o caminho mais indicado para a solução do seu problema. A robótica, então, assume o papel de uma ponte que possibilita religar fronteiras, anteriormente estabelecidas, agindo como um elemento de coesão dentro do currículo. A participação no projeto possibilita aos alunos o desenvolvimento da criatividade, das relações entre as pessoas, do trabalho em equipe, da ética e da cidadania. A Robótica pode promover a integração de conhecimentos, criando um ambiente de aprendizagem, exercitando a mente e aprendendo a lidar com desafios e situações de problemas. Objetivo: Capacitar os acadêmicos para a participação de competições na área de robótica Metodologia: A metodologia proposta para este projeto é a aplicação da robótica em competições relacionadas à área. Para isto, são realizados encontros semanais, onde os acadêmicos são capacitados na montagem e programação dos robôs para resolverem os problemas. Os alunos trabalham com Kits Educacionais LEGO na montagem dos robôs e com a Linguagem de Programação C, para o desenvolvimento das atividades que serão realizadas pelos robôs. Resultados: O projeto de Estudos Avançados na área de robótica contribuiu com os alunos na expressão das ideais, na pesquisa e na aplicação de conceitos teóricos no desenvolvimento de soluções práticas utilizando a robótica. Os 71 alunos que participaram das capacitações em 2016 puderam, através de diversas atividades, desenvolver sua capacidade de raciocínio lógico, de buscar soluções práticas de problemas teóricos utilizando a robótica, de estimular a criatividade, as relações entre as pessoas e do trabalho em equipe. Conclusão: As capacitações atingiram diversos cursos e o retorno obtido foi bastante. A participação nas competições estimula os alunos a trabalhar em equipe, superar pressões e serem rápidos nas tomadas de decisão. Os resultados obtidos nos últimos anos colocam a Univille em destaque na área de robótica, além de promover uma divulgação gratuita dos cursos.

ISSN: 1808-1665