4ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 23/10/2017 à 26/10/2017

Intervenção Psicossocial com usuários do serviço de proteção e atendimento especializado a famílias e indivíduos (PAEFI): relato de experiência

Univille, Univille, Joinville

Palavras-chave: Relato de Experiência, Assistência Social, Psicologia

Este trabalho apresenta o relato de experiência de uma intervenção psicossocial realizada durante o Estágio Curricular Supervisionado Específico em Clínica Estendida na área da Psicologia Social e Comunitária, por estagiários do 5º ano do curso de Psicologia. O projeto denominado “Raízes” teve como objetivo prestar atendimento psicossocial para usuários do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), atendidos pelo serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI). No total, foram realizados seis encontros abordando temas pertinentes ao relacionamento entre pais e/ou responsáveis e seus filhos, como: limites, estilos parentais, afetividade e a importância da assertividade na comunicação. Os encontros foram realizados nas dependências do CREAS, ocorrendo sempre nas quartas-feiras, com duração de aproximadamente uma hora e meia. Participaram do projeto, em média, cinco participantes por encontro. As estratégias de intervenção abarcaram diferentes formas de expressão: dinâmicas de grupo, vídeos, slides, textos, entre outras. A análise das intervenções demonstra que os participantes se apropriam dos temas abordados nos encontros, construindo um senso crítico acerca de seu cotidiano enquanto pais/responsáveis. Ampliam a consciência das diversas influências em suas vivências pessoais (cultural, histórica, econômica), podendo criar diferentes estratégias para utilizar no relacionamento com seus filhos. Por meio deste projeto, foi possível conhecer e explorar a prática das teorias da psicologia social e comunitária, através da observação participante das vivências dos participantes em suas relações familiares. Percebe-se a não existência de uma “família padrão”, colaborando para a desconstrução dos estigmas gerados em torno desta temática. Através desta experiência também foi possível conhecer e compreender como funcionam as políticas públicas que norteiam o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) em que o PAEFI/CREAS está inserido. Destaca-se que o conhecimento das referidas políticas públicas e a intervenção nestas constitui importante marco para a formação do psicólogo e para a atuação na área da Assistência Social. O resultado da intervenção psicossocial ressalta o feedback positivo relatado pelos participantes. Os usuários enfatizavam a importância do espaço proporcionado pelo projeto, para conhecerem, refletirem e conscientizarem-se acerca da relação pais x filhos e suas implicações no cotidiano das famílias, na convivência saudável e no fortalecimento dos vínculos.

Apoio / Parcerias: Serviço de Psicologia - SPsi

ISSN: 1808-1665