4ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 23/10/2017 à 26/10/2017

UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA/PRODUÇÃO DO LITERÁRIO EM BLOG

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: Métodos de ensino e aprendizagem, Interação online, Youtube

A pesquisa foi desenvolvida na perspectiva interdisciplinar, a partir dos imbricamentos entre língua e linguagem /linguística e publicidade, analisando transformações no compartilhamento e recebimento de conteúdos didáticos online estabelecendo comparações com aulas expositivas, presenciais e de formato tradicional. O projeto discute as novas formas de linguagem usadas no ensino da Língua Portuguesa identificadas no canal do YouTube “Escreva Sem Erros” (endereço web: www.youtube.com/c/EscrevaSemErros). Este tem como objetivo orientar o usuário de Internet que deseja não só receber informações associadas às questões linguísticas, mas que também busca como características importantes o humor e a curta duração dos conteúdos. A partir da observação da interação do público, foi traçado um perfil do público e elencar pontos de destaque relativos ao método de ensino. As referências bibliográficas sustentadoras foram Lucia Santaella (2007), Hans-Georg Gadamer (2009), Bakhtin (1997) e pesquisas científicas, como Attention Spans (Capacidade de Atenção, tradução pessoal), da Microsoft Canada, que mostram como a internet dissemina informações desabituadas com os métodos de ensino tradicionais e bem adaptada aos novos formatos de compartilhamento de informação online.

Apoio / Parcerias: Projeto PIBIC/CNPq

ISSN: 1808-1665