4ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 23/10/2017 à 26/10/2017

Centro de Estudos Interdisciplinares de Patrimônio Cultural da Univille: reflexões sobre uma proposta ainda emergente

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Centro de Estudos Interdisciplinares de Patrimônio Cultural da Univille:, Espaço de memória, Gestão de acervos de interesse patrimonial

O Mestrado em Patrimônio Cultural da Univille (MPCS) completa dez anos. Neste contexto, emergiu e vem sendo consolidada a proposta de criação de um Centro de Estudos Interdisciplinares em Patrimônio Cultural (CEIPAC), cuja missão seria promover e apoiar o desenvolvimento de estudos e investigações sobre Patrimônio Cultural de acordo com a área de concentração e as linhas de pesquisa do MPCS e do Departamento de História, bem como ofertar serviços sobre conhecimento e valorização pública de patrimônios e práticas e processos de gestão. A partir disso, a primeira ação realizada foi a preparação de um espaço dentro da Biblioteca Central da Univille, junto ao Laboratório de História Oral e ao Centro Memorial da Univille, para abrigar o CEIPAC. Documentos que estavam na sala foram processados e vem sendo paulatinamente incorporados aos acervos do LHO, CMU e do próprio CEIPAC. Concomitantemente, uma série de reuniões entre os professores do curso de História e do MPCS e mestrandos do MPCS foram realizadas com o intuito de preparar uma proposta de atuação institucional do CEIPAC, levando em conta a atuação de outros laboratórios e centros de pesquisa em patrimônio cultural do Brasil e do Mundo. A partir disso, concebeu-se como visão de futuro do CEIPAC ser referência local, regional e internacional nos estudos interdisciplinares sobre patrimônio cultural e a produção de conhecimento e valorização pública de patrimônios. A proposta global atinente à criação do CEIPAC encontra-se em fase final de estudo por parte de professores do mestrado e do curso de História da Univille. Por fim, percebeu-se que uma iniciativa como esta demanda uma quantidade significativa de planejamento e trabalho, contudo, a expectativa de um resultado positivo para a Instituição e para os pesquisadores, a partir da constituição deste espaço, serve de grande estímulo. Também nesse processo, os alunos do MPCS e do curso de História vem experimentando concretamente e aprendendo sobre as complexidades teórico-metodológicas envolvidas com a emergência e o desenvolvimento de um espaço de memória da natureza do CEIPAC, enriquecendo suas formações em nível de graduação e pós-graduação.

Apoio / Parcerias: Centro Memorial da Univille. Departamento de História da Univille. Laboratório de História Oral da Univille Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade da Univille.

ISSN: 1808-1665