4ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 23/10/2017 à 26/10/2017

Patrimônio cultural e turismo de Joinville nas redes sociais digitais

Palavras-chave: Patrimônio cultural, Turismo, redes sociais

O presente resumo apresenta os resultados parciais de uma pesquisa intitulada “Patrimônio cultural e turismo de Joinville nas redes sociais digitais” cujo foco está em contribuir com o debate político e acadêmico acerca da valorização ou não do Moinho de Vento de Joinville como bem cultural a ser ou não patrimonializado. Para isso, a metodologia escolhida se pautou numa busca de dados em redes sociais pré-determinadas: Facebook, Instagram, TripAdvisor e Google Imagens, considerando algumas hashtags para a busca de microtextos e fotos que pudessem expressar como o monumento do Moinho é representado e como aciona (ou não) a memória das pessoas sobre a colonização da cidade por imigrantes alemães. A partir das percepções e imagens dos internautas, considerando os dados que já obtivemos, é possível inferir que o Moinho tem assumido prioritariamente a função de atrativo turístico, tendo sido encontrada apenas uma página proveniente dessas redes que articula interações entre a sociedade do passado com a atual (Joinville de ontem). Além disso, observamos que alguns turistas claramente estabeleceram relações errôneas entre o Moinho do Pórtico e o Moinho Bünge, fato que pode ter sido desencadeado pela escassez de referenciais representativos da história do Moinho e da memória dos colonos nas redes pesquisadas. Outro aspecto que nos chama atenção dá-se ao fato do Moinho ter sido incorporado como uma espécie de marca da cidade, onde destacamos a sua utilização em cartazes, material publicitário, tatuagem e grafites em prédios públicos e privados, o que nos leva a crer que o monumento está passando por uma ativação patrimonial através da ação turística.

ISSN: 1808-1665