4ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 23/10/2017 à 26/10/2017

A EDUCAÇÃO DAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS: O QUE INDICAM OS DOCUMENTOS DA FUNDAÇÃO MARÍLIA CECÍLIA SOUTO VIDIGAL (FMCSV)

Universidade da Região de Joinville , UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Políticas Públicas para Educação Infantil, Educação Infantil, Relação Público - privado

Este trabalho faz parte de uma pesquisa em andamento intitulada “A educação das famílias brasileiras: o que indicam os documentos da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal - FMCSV” desenvolvida na linha de Pesquisa “Políticas e Práticas Educativas” do Mestrado em Educação da Universidade da Região de Joinville (Univille) e vinculada ao grupo de pesquisa “Políticas e Práticas para Educação e Infância” (GPEI). Tem por objetivo analisar a indicação de educação para às famílias brasileiras presentes nos documentos construídos pela ou em parceria com a FMCSV a fim de refletir sobre algumas repercussões para as políticas e práticas educativas para a educação infantil. É uma pesquisa documental, que analisará as produções realizadas por essa fundação no período de 2005 (ano em que a fundação começa a se dedicar oficialmente à promoção do desenvolvimento da primeira infância) a 2017. Seguindo o objetivo da pesquisa, serão analisados os livros, artigos, papers, vídeos e demais materiais que tenham como centralidade alguma orientação e/ou indicação para as famílias em relação ao como devem educar/cuidar de seus filhos/as. A base epistemológica será o materialismo histórico dialético, e a metodologia de análise dos dados será inspirada na metodologia da Análise Crítica do Discurso de Fairclough (2001). A relevância dessa pesquisa se dá pela observação do crescente de produtos: filmes, revistas, periódicos, artigos, blogs, entre outros meios e mídias com a intenção de difundir modos de educação, isto é, modos de como os pais devem educar seus filhos, sendo que uma instituição que nos últimos anos ganha protagonismo é a FMCSV. Dessa forma ao analisar qual o modelo de família e de educação infantil que essa Fundação propaga, pretendemos ampliar as reflexões sobre esse tema, uma vez que essas concepções repercutem também nos currículos de educação infantil, bem como nas práticas e relações com as famílias. Para esse trabalho, de modo específico, iremos discutir o conceito de família e como foram construídos os discursos que tornaram hegemônico um único modelo de família, de modo que há uma prescrição do que é uma “família estruturada”. Nesse sentido, observamos que a construção histórica da família é eclipsada, sendo naturalizado um modelo de família que repercute, tanto na dinâmica famílias, quanto no cotidiano educativo.

ISSN: 1808-1665