4ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 23/10/2017 à 26/10/2017

Metodologias ativas no ensino superior: concepções, práticas e objetos de ensino-aprendizagem.

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, São Bento do Sul, Brasil

Palavras-chave: Metodologias Ativas, Processo ensino-aprendizagem, Objetos de ensino

Os desafios no âmbito do ensino têm se ampliado muito, solicitando às universidades e aos professores repensar modelos pedagógicos, superando a mera transmissão, calcada na concepção tradicional de educação. Ultrapassar esse modelo abarca um movimento complexo, pois implica em revisar epistemologias e apropriar novas concepções. Nesse processo, acredita-se que é importante fortalecer ações que contemplem a gradativa implantação do ensino blended a partir de práticas já adotadas pelos professores. Assim, a inovação pedagógica, expressamente focada na concepção de metodologias ativas de aprendizagem, direcionada aos professores atuantes no ensino superior envolve sobremaneira repensar o significado de ensinar e aprender, da profissão e da universidade; fornecendo elementos para gradativamente atribuir novos sentidos à docência. Nessa direção, esse projeto visa mapear e analisar as concepções e práticas pedagógicas envolvendo metodologias ativas nos cursos de graduação da UNIVILLE campus São Bento do Sul, na percepção de docentes, de modo a oferecer referenciais que contribuam para a melhoria na qualidade do ensino e elementos para subsidiar a gestão pedagógica visando a implementar inovações sustentadas nas metodologias ativas. As iniciativas identificadas na pesquisa em curso sinalizam um movimento embrionário de um número ainda restrito de professores no sentido de se apropriar de metodologias ativas e adotá-las em suas práticas pedagógicas, mas em contrapartida há experiências sustentadas e agregadoras em desenvolvimento. Se constatou a manifestação de um número expressivo de professores que revelam interesse em investir em práticas de metodologias ativas, reconhecendo sua contribuição para a qualidade das aulas e o desempenho dos alunos. Os professores afirmam também, que os principais limitadores para sua adesão às metodologias ativas são: necessidade de ampliar a oferta de cursos de profissionalização e atualização sobre as metodologias ativas para instrumentalizá-los, a falta de oportunidades sistemáticas e contínuas para estabelecer trocas de experiências entre pares de profissão, dificuldades desses professores em avaliar o aluno e as exigências e adaptações de planejamento que demanda essa concepção de ensino. Mencionam ainda que na sua percepção, os principais benefícios gerados pela adoção das metodologias ativas abarcam a geração de maior engajamento dos alunos e a configuração de uma aprendizagem mais significativa com ampliação da participação dos alunos. Compreende-se que após consolidados os referenciais obtidos poderão ser compartilhados e favorecer encaminhamentos para um processo ensino-aprendizagem mais significativo e crítico, subsidiando o planejamento de ações e reflexão entre os professores, desdobrando em intervenções mais assertivas no campo da aprendizagem dos alunos e desenvolvimento profissional de seus professores.

Apoio / Parcerias: Fundo de Apoio à Pesquisa da UNIVILLE.

ISSN: 1808-1665