5ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 16/10/2018 à 19/10/2018

Projeto MARATONA: desafio da inovação tecnológica na formação de engenheiros

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, São Bento do Sul, Brasil

Palavras-chave: aerodinâmica , eficiência energética, Veículo Elétrico

Os Cursos de Engenharia do Campus São Bento do Sul participam da Maratona Universitária da Eficiência Energética desde 2010, e essa participação tem estimulado os professores e acadêmicos dos cursos a desenvolverem o Projeto Maratona, o qual tem como linha de pesquisa a eficiência energética na área automotiva, viabilizada por meio da produção de veículos protótipo que utilizam motores de combustão interna Ciclo Otto a gasolina e etanol. O Projeto Maratona trouxe excelentes resultados para a Universidade, tanto em termos de premiações recebidas, quanto em termos de visibilidade para os cursos e para a Universidade, como também de produção de conhecimento. A equipe que desenvolve o projeto é constituída por professores e acadêmicos dos Cursos de Engenharia Elétrica e Mecânica, além disso contam com o apoio e a participação de empresas da região. A partir de 2016 a equipe definiu como objetivo do projeto o desenvolvimento de um veículo protótipo movido a energia elétrica. Esse direcionamento vem ao encontro das tendências mundiais de desenvolvimento de tecnologias que viabilizem a popularização dos veículos elétricos, e contribuam com a redução da emissão de poluentes para a atmosfera, produzidos pelos veículos de combustão interna. O Projeto Maratona de 2018 adotou como metodologia a prototipagem do veículo em software de CAD, onde foram projetados e especificados todos os componentes necessários para a construção do protótipo, e posterior construção das peças a serem utilizadas para montagem do veículo. Essas etapas foram subsidiadas por pesquisas bibliográficas e conhecimentos adquiridos nos anos anteriores do projeto. Atualmente o projeto se encontra em fase de simulação em software de CAD da eficiência da aerodinâmica da carenagem projetada para o veículo protótipo, para posterior construção da mesma. Acredita-se que o desenvolvimento de uma carenagem mais adequada o possível, poderá ampliar a eficiência energética e autonomia do veículo, uma vez que uma aerodinâmica eficiente promove a redução do atrito entre o fluxo de ar e a superfície do carro. Além disso a equipe está realizando estudos acerca de tecnologias aplicáveis a construção de motores elétricos e baterias, também com propósito da eficiência energética.

ISSN: 1808-1665