5ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 16/10/2018 à 19/10/2018

Projeto de FAEG: Adote um projeto

Universidade da Região de Joinville , UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Oportunidade, Experiência , Contribuição Social

Ao ingressar no ensino superior, o acadêmico além de buscar conhecimento, também almeja boas oportunidades para entrar no mercado de trabalho. Mas não é só a formação que o mercado exige, há também a necessidade da experiência. Em seu segundo ano consecutivo, o projeto de FAEG “Adote um projeto”, visa abastecer um site continuamente com oportunidades e demandas reais para que os alunos desenvolvam materiais, serviços e soluções de design. Desta forma, colocam em prática o que aprendem em sala de aula, elaboram projetos reais e, consequentemente, enriquecem seu portfólio. A proposta pode ser "adotada" tanto pelos acadêmicos como pelos professores dos cursos de Fotografia, Design e Publicidade e Propaganda, desde que o conteúdo ministrado em sala de aula se aplique e/ou vá ao encontro dos objetivos da respectiva demanda. No site também pode-se verificar todas as demandas já concluídas, tanto no ano de 2017 como de 2018. Em 2017, ano de implantação do projeto, foram adotados um total de 12 projetos, envolvendo 15 alunos, os quais adoram demandas por interesse próprio, 3 alunos que desenvolveram as demandas por fazerem parte do Projeto de Faeg Freeling coordenado pelo Professor Jonathan Prateat (docente dos cursos de Design e Publicidade e Propaganda) e 62 alunos por desenvolverem propostas como atividades vinculadas a uma respectiva disciplina, neste último caso, 2 professores “adotaram” as demandas cadastradas no site como atividades vinculadas aos conteúdos de suas respectivas disciplinas. Já no ano vigente, temos até o presente momento o seguinte cenário: 31 projetos cadastrados, 21 alunos adoram as demandas por interesse próprio, 14 alunos desenvolveram as demandas por estarem vinculadas ao Projeto de Faeg Freeling e mais de 200 alunos por desenvolverem as propostas como atividades de uma respectiva disciplina, neste caso, 7 professores “adotaram” as demandas cadastradas no site como atividades vinculadas aos conteúdos das disciplinas. Vê-se que a elaboração de projetos reais se torna uma experiência muito positiva para o aluno, pois substitui situações hipotéticas por situações reais, desperta o interesse do aluno para com as disciplinas do curso, oportuniza material para seu portfolio e consequentemente, preparando o acadêmico para o mercado de trabalho e, em muitas casos, oportunizando-o a conquista de seu primeiro emprego. Para os professores, o projeto é uma forma de abastecer e oxigenar as disciplinas com novas propostas de atividades.

Apoio / Parcerias: Shopping Garten Museu de Arte de Joinville Museu Fritz Alt Hospital Infantil Univille

ISSN: 1808-1665