5ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 16/10/2018 à 19/10/2018

Estudos avançados em engenharia

Palavras-chave: Empregabilidade, Industria 4.0, Aprofundamento

A engenharia tem diversas áreas de estudo que são abordadas durante o curso, e nas ementas das disciplinas são tratados os fundamentos básicos de cada área. Desde o início com forte base em matemática e em física, são propostos problemas para que os acadêmicos proponham soluções. Estas soluções dependem fortemente da base que os acadêmicos adquiriram nas diversas áreas. Com 19 diferentes disciplinas na área profissionalizante presentes no curso, dificilmente consegue se entrar a fundo nas especifidades das áreas e no uso de ferramentas computacionais. Na era da informática, a utilização de ferramentas computacionais nos cursos de engenharia constitui-se em uma necessidade devido à sua grande aplicação nas várias áreas do conhecimento. Com o projeto proposto de Faeg é possível integrar o aluno em conhecimentos não vistos em sala de aula aumentando sua capacidade de resolução de problemas, extensão de conhecimentos técnicos despertando maior interesse na permanência no curso. Além disto é possível uma maior utilização dos recursos existentes no campus São Bento como os laboratórios de informática, laboratório de engenharia automotiva, laboratório de processos de fabricação e ferramentas existentes como os softwares Ansys e SolidWorks, melhorando o currículo dos participantes e permitindo aumentar o campo de empregabilidade dos alunos durante o período de graduação. O projeto visa introduzir aos alunos ferramentas para a indústria que é um conceito de indústria proposto recentemente e que engloba inovações tecnológicas dos campos de automação, controle e tecnologia da informação, aplicadas aos processos de manufatura. O projeto proposto objetiva instrumentalizar os participantes com ferramentas computacionais de extrema capacidade para solução de problemas em diversas áreas da engenharia e também aprofundar os participantes em assuntos tratados com pouca profundidade durante as disciplinas. O projeto se desenvolveu em módulos de conhecimento, sendo que os alunos puderam participar isoladamente de um módulo especifico ou participar de todos os módulos propostos. Para cada módulo houve aulas de embasamento teórico através da apresentação de material em formato de Power point utilizando os recursos multimídia em sala de aula (data show + computador) e em seguida os alunos foram para o laboratório específico praticarem os conhecimentos adquiridos em sala de aula e tomarem familiaridade com o pratica do conteúdo.

ISSN: 1808-1665