5ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 16/10/2018 à 19/10/2018

A autogestão criativa de empreendimentos artesanais na perspectiva do design social: algumas ações do projeto DESOL 2018

Palavras-chave: Design social , Autogestão criativa, Empreendimentos artesanais

O design é uma atividade criativa que compartilha da atual e crescente inovação tecnológica e comercial. Lida com dificuldades de caráter ambiental e social, tendo como foco a assistência e a solução de problemas emergentes na sociedade. Mercadologicamente, o objetivo do design é gerar a venda. Socialmente, porém, sua finalidade é satisfazer as necessidades de uma pessoa ou um grupo de pessoas. O Desol aborda sobre o Design Social e é um projeto de extensão da Univille desde 2010. Tem como principal objetivo atuar na autogestão criativa de empreendimentos em artesania. Para sua realização, o projeto conta com a participação interdisciplinar entre professores, ex-alunos, alunos da graduação e parceiros para atuar junto a artesãos ou grupos artesanais produtivos de Joinville e região. Enquanto focado no artesanato, acredita na importância do “fazer manual” e no estímulo à criação e/ou melhoria de produtos artesanais por meio de conhecimentos teóricos e práticos da área do design, aplicados também a gestão produtiva e a comunicação dos empreendimentos de artesania. Em 2018, o projeto Desol se propôs a trabalhar com o tripé Criar-Valorizar-Vender, atendendo diretamente 32 artesãos, além de formações pontuais com mais de 100 pessoas. Para tanto, houve formações, workshops, mesas redondas e assessoramentos distribuídos ao longo de, aproximadamente, 25 encontros. O foco da fase Criar envolveu a parte do fazer artístico e artesanal, com técnicas expressivas como: tingimento natural e fixantes; modelagem em argila; xilogravura; stêncil; serigrafia; e design de superfície; além do trabalho colaborativo e inovação: criação de espaços colaborativos; coletividade e inovação; incubadora social. A fase Valorizar compreendeu aos conteúdos relacionados à marca, embalagem e registro fotográfico dos produtos. A fase Vender abordou sobre conteúdos relativos à precificação, exposição e comércio virtual e marketing digital. Entre esses encontros destacam-se: Arte e empreendedorismo – Gabriela Loyola; Moda, design, artesanato e cultural material – Cleide Dará; Tingimento natural, Batik, e Modelagem em placas de argila – Katia Baeta; Ética e sustentabilidade no contexto do fazer artesanal – Isadora Dickie; Design de superfície com materiais alternativos, Stêncil, Serigrafia, e Xilogravura – Irma H. Pereira; Apresentação Incubadora Social Cause – Luiz Romão; Princípios e técnicas para fotografar produtos em casa e com qualidade – Fernanda Pozza; Técnicas de vitrinismo para exposição de produtos – Juliana Floriano; Mesa redonda com Elisabeth Döhler; Processo criativo e oficina de bordado manual – Magda Brandelero; Marketing pessoal – Victor Aguiar; entre outras.

Apoio / Parcerias: Prefeitura Municipal de Joinville Döhler S/A

ISSN: 1808-1665