5ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 16/10/2018 à 19/10/2018

Proposta de aplicativo de wayfinding para a Universidade da Região de Joinville - Univille

Universidade da Região de Joinville , UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Design da Informação, Aplicativo, Wayfinding

A Universidade da Região de Joinville - Univille cresceu consideravelmente em termos de estrutura, nos últimos 20 anos. Foram construídos novos prédios em áreas afastadas do prédio original. Com isso, dirigir-se a um destino específico dentro da universidade, pode ser um problema, já que o sistema de wayfinding atual é ineficaz. Diante disso, o projeto em questão tinha como objetivo, inicialmente, propor um sistema de localização eficaz para a Univille utilizando a tecnologia de Realidade Aumentada para mobile. O projeto dividiu-se em três etapas: (1) pesquisa bibliográfica, a fim de conhecer aspectos teóricos e técnicos das áreas de Design da Informação, Wayfinding e Realidade Aumentada; (2) pesquisa analítica, por meio de observação assistemática do sistema de wayfinding atual da Univille a fim de conhecer os pontos positivos e negativos do atual sistema da universidade, do ponto de vista informacional; (3) pesquisa experimental, que compreende o design do novo sistema de wayfinding, sua implementação e validação junto aos usuários. A este estudo foi vinculado um projeto de iniciação científica que teve por intuito o desenvolvimento de um aplicativo de wayfinding para smartphone a fim de resolver o problema de localização interno na Univille, campus Bom Retiro. Este estudo fundamentou-se nas pesquisas realizadas pelo projeto principal e seguiu a metodologia Projeto E, voltada a projetos dígito-virtuais. Assim, o estudo estruturou-se nas etapas: (1) Estratégia; (2) Escopo; (3) Estrutura; (4) Esqueleto; (5) Estética; (6) Execução. Como resultado dos dois projetos obteve-se um aplicativo conceitual, ou seja, não funcional que, se desenvolvido e implementado, poderia contribuir para uma melhor orientação de novos estudantes e visitantes, que não conhecem bem o campus. Devido a falta de bolsistas com conhecimentos específicos em Realidade Aumentada, conforme necessidade pontuada no formulário do projeto, não foi possível integrar essa tecnologia ao resultado do aplicativo.

ISSN: 1808-1665