5ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 16/10/2018 à 19/10/2018

ATIVIDADE PRÁTICA DE ENSINO INTERDISCIPLINAR NO CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL: SÍNTESE E BIODEGRADAÇÃO EM SOLO DE CELULOSE BACTERIANA

Universidade da Região de Joinville , UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: interdisciplinaridade, biotecnologia, biopolímero

O descarte incorreto de derivados de polímeros plásticos acarreta diversos problemas ambientais em função da lenta degradação, impactando a sociedade moderna de diversos modos. A substituição destes derivados por materiais de base biológica, biopolímeros biodegradáveis como a celulose bacteriana (CB), é considerada promissora por ter inúmeras aplicações como em embalagens, uso na área médica em enxertos e curativos. Assim, com objetivo de promover ações interdisciplinares para auxiliar os acadêmicos na compreensão da sobreposição de diferentes áreas de sua formação profissional, as professoras de Engenharia Bioquímica e Química Ambiental apresentaram aos alunos a proposta de síntese de membranas de CB, por meio de cultivo submerso da bactéria Komagataeibacter hansenii, e biodegradação destas membranas em solo. Aliado a esta atividade, também foi proposto aos alunos o estudo dos efeitos da concentração do inóculo na produção das membranas de CB e a influência do tipo de secagem na biodegradação da CB em solo. Este projeto iniciou no dia 07 de agosto de 2018 com a apresentação do desafio aos acadêmicos e encerrou em 25 de setembro de 2018. Durante este período, os acadêmicos produziram o meio de cultivo, inocularam este meio, acompanharam a formação da membrana de CB, purificaram e secaram esta membrana. Também avaliaram a viabilidade microbiana do solo e acompanharam a biodegradação da membrana de CB no solo por meio de análise visual e de caracterização química. Ao final do projeto os acadêmicos tiveram a possibilidade de produzir um polímero microbiano de interesse para sua área de formação e comprovar a biodegradabilidade deste polímero. Como depoimentos desta prática docente, os acadêmicos relataram que esta atividade ‘foi de grande aprendizado, possibilitando assim um maior conhecimento teórico e prático com a união das duas matérias, fazendo uso dos laboratórios da Univille, sendo assim, tornando a prática mais viável.’ Também foi relatado que ‘foi interessante e ao mesmo tempo curioso, pois é algo novo para nós ao saber que uma membrana pode ser degradada sem poluir o meio ambiente e também os diversos usos que ela pode ter. Quanto a prática foi interessante ver como se formou a membrana no meio de cultivo e sua degradação’.

ISSN: 1808-1665