5ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 16/10/2018 à 19/10/2018

Colab – Laboratório colaborativo para o desenvolvimento das competências do século 21

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Integração ensino-pesquisa-extenção, Habilidades e competências do século 21, Inovação pedagógica

O Colab é um Projeto Integrado do Design e do Engetec da Univille que visa desenvolver as habilidades e competências do século 21 entre os participantes em atividades de ensino-pesquisa-extensão. A sua metodologia combina a abordagem de ensino intersubjetiva, o ensino baseado em projetos e o Design Centrado no Humano. Além de ações próprias, o Colab atua como projeto guarda-chuva para trabalhos curriculares, de iniciação científica e conclusão de curso, no tema: tecnologia assistiva com uso de impressão 3D. A coordenação é composta por três professores dos cursos de graduação e pós-graduação em Design e Engenharia. A equipe de execução inclui três bolsistas e uma estagiária voluntária, estudantes dos cursos de Design e Arquitetura e Urbanismo. Os demais participantes são estudantes, professores, técnicos administrativos e outros membros da comunidade, destacadamente, terapeutas ocupacionais. As instituições parceiras incluem: Hospital Materno Infantil, Ambulatório Universitário, Fábrica de Software, Colégio Univille, Clínica de Reabilitação da Mão, Instituto de Traumatologia e Ortopedia de Joinville, Associação de Deficientes Físicos de Joinville, Fab Lab Joinville. As ações do Colab, em 2018, foram: 1) Ocupação de uma sala para as atividades do projeto (D 106). 2) Solicitação e disponibilização de equipamentos e materiais específicos para o desenvolvimento de acessórios assistivos. 3) Oferta de oficinas para estudantes de ensino médio, graduação, pós-graduação e outros membros da comunidade, ultrapassando 100 pessoas. 4) Participação em eventos internos, como o relato de atividades dos Projetos Integrados, e externos, como o Education Talks, da Expo Inovação. 5) Publicação de um artigo na modalidade protótipo e exposição no 13° Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. 6) Desenvolvimento de projetos em disciplinas curriculares dos cursos de graduação e pós-graduação. 7) Iniciativas de grupos de inovação, compostos por estudantes de Design e Engenharia. 8) Impressão, teste e aprimoramento de acessórios assistivos, como clipes de cadarços, pegadores de talheres, suporte de copos. 9) Disponibilização de acessórios assistivos a membros da comunidade para a realização de testes ergonômicos. 10) Produção de um catálogo virtual com acessórios assistivos ergonomicamente adequados. 11) Ações de divulgação e engajamento como a produção de um vídeo, postagens nas redes sociais e desenvolvimento de um site. 12) Visitas de campo e recepção de visitantes da comunidade. Os resultados esperados são a conscientização da comunidade acerca dos problemas tratados, que permeiam as restrições e deficiências físico-motoras, bem como o autodesenvolvimento dos participantes.

Apoio / Parcerias: Hospital Materno Infantil Dr. Jeser Amarante Faria, Ambulatório Universitário Univille, Colégio Univille

ISSN: 1808-1665