5ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 16/10/2018 à 19/10/2018

Design Participativo e Eco-Design no desenvolvimento de brinquedos para a Equoterapia

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: resignificação, processo participativo, saúde e bem estar

Este trabalho apresenta os resultados parciais do projeto de extensão BRINEQUO, cujo objetivo geral é desenvolver brinquedos lúdicos-educativos que auxiliem na reabilitação de pessoas por meio da Equoterapia. A partir da aplicação de abordagens do design participativo e do eco-design, o projeto promoveu a integração e troca de saberes entre os envolvidos no projeto: (i) autoras e participantes do projeto BRINEQUO (coordenadora, professores e bolsistas), (ii) profissionais da área da saúde especialistas em Equoterapia e que trabalham na Equoterapia Chaleira Preta (parceira do projeto) e (iii) estudantes de graduação da disciplina de Design, Ética e Sustentabilidade (oferecida pelo Curso de Design Univille). Com isso, obteve-se como resultados parciais: (a) o registro fotográfico e a catalogação dos brinquedos utilizados nas atividades da Equoterapia; (b) a verificação dos problemas e oportunidades de melhorias dos brinquedos utilizados pelos terapeutas e praticantes da Equoterapia; (c) a definição e apresentação do briefing de projeto para os alunos de graduação da disciplina Design, Ética e Sustentabilidade. A catalogação dos brinquedos resultou em cinco diferentes categorias de atividades para os quais são direcionados, a saber: (i) consciência corporal (onde são trabalhados equilíbrio, postura e alongamento); (ii) desenvolvimento sensorial (relativo aos cinco sentidos); (iii) desenvolvimento cognitivo (memória, lógica e compreensão); (iv) coordenação motora; e (v) autonomia (para realização de atividades do dia-a-dia). Como continuação do projeto, tem-se a aplicação de ferramentas de Eco-Design para o desenvolvimento e produção dos brinquedos. Dentre as ferramentas que já estão sendo aplicadas junto aos alunos do 4º ano da Disciplina Design, Ética e Sustentabilidade, estão: Análises Estrutural e Funcional de brinquedos utilizados pela Equoterapia Chaleira Preta e de brinquedos selecionados através de benchmarking; Diretrizes para o Meio Ambiente; Geração de Alternativas; Critérios de Seleção; Matriz de Decisão e MESCRAI. Como resultado da aplicação destas ferramentas, espera-se obter brinquedos que estejam melhor adequados à prática da Equoterapia e à sustentabilidade.

Apoio / Parcerias: Equoterapia Chaleira Preta

ISSN: 1808-1665