5ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 16/10/2018 à 19/10/2018

Produção e gestão das imagens dos Projetos de Geração de Renda da UNIVILLE

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: imagens, projetos de extensão , design

Este resumo apresenta os principais resultados da pesquisa de iniciação científica (PIBIC CNPq) “Produção e gestão das imagens dos Projetos de Geração de Renda da UNIVILLE”. O objetivo geral da pesquisa foi investigar princípios do design gráfico que viabilizem geração e gestão da imagem dos projetos de capacitação para geração de renda (AmaViva e SempreViva), desenvolvidos pela Extensão Universitária e vinculados ao Departamento de Design (UNIVILLE). A metodologia integrou recursos e técnicas, do campo do design de programação visual e fotografia, englobando conhecimentos acerca de fotografia documental, fotografia para divulgação, mídias sociais e materiais gráficos, visando ressaltar os principais conceitos aplicados no projeto. Buscou-se analisar, identificar e vivenciar o espaço dos projetos e produtos, o que envolveu coleta de dados e referências bibliográficas, análise de público alvo, divulgação, geração de renda e integração das integrantes e apoiadores do projeto, desenvolvido com o auxílio da comunicação visual. A partir dos registros imagéticos elaborou-se um banco de imagens, com 2.227 fotografias e 8 vídeos das integrantes, incluindo trabalhos realizados, eventos, exposições e fotografias de caráter social, que está à disposição dos projetos SempreViva e AmaViva para aplicações criação de materiais de divulgação, estando de acordo com o termo do uso de imagem autorizado pelas artesãs. Na sequência, passou-se ao desenvolvimento de postagens para Facebook com a seleção de alguns registros realizados e a elaboração de textos, que principalmente comunicavam acerca dos projetos de extensão. Na sequencia criou-se uma conta do projeto no aplicativo Instagram apresentado como ModaViva, nome do laboratório integrado pelos projetos SempreViva e AmaViva (@modavivauniville). Com as técnicas e conhecimentos da área da fotografia e do design, voltados para mídias sociais, obteve-se bons resultados. A página do Facebook em agosto de 2017 possuía cerca de 283 curtidas, e atualmente (2018) conta com 386. Os usuários são 82% mulheres com maior faixa etária de 25-34 anos, e 18% homens com faixa etária empatada entre 25-34 e 45-54 anos. Obteve-se como taxa de resposta da página 75% com tempo estimado de 2 minutos, que visou melhorar a comunicação e interação com o usuário em casos de questionamentos e dúvidas. Os resultados da pesquisa continuarão sendo obtidos por meio do alcance dos materiais de divulgação para gráficos e mídias.

ISSN: 1808-1665