5ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 16/10/2018 à 19/10/2018

Gestão da marca desenvolvida para artefatos híbridos produzidos por projeto de extensão universitária

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: branding, marca, projeto de extensão

A pesquisa de iniciação científica, ora relatada, objetivou o desenvolvimento de estratégias de branding para produtos desenvolvidos por projeto social de extensão universitária. A marca “Mutua”, inserida no projeto de extensão AmaViva, produz e comercializa artefatos de moda a partir de refugos de couro e gemas, por meio de processo híbrido entre saberes do design e de artesanato. Este resumo apresenta o desdobramento do projeto em 2018 (segundo ano de desenvolvimento da pesquisa). Nesta segunda fase a pesquisa investiu em estratégias de branding. Elegeram-se passos da metodologia apoiada no branding, pois percebeu-se que além da criação da marca é necessário apresentá-la ao consumidor, para que o mesmo se sinta próximo da Mutua e de seus ideais. A proposta desta marca retrata a sustentabilidade, por meio da reutilização de materiais e do processo artesanal. Desta maneira, o planejamento de branding auxilia para que estes ideais sejam claros ao consumidor e impulsiona o reconhecimento da marca. A metodologia englobou: análise das necessidades do negócio, análises de Branding por meio de suas ferramentas e definição linguagem de marca, comunicação com os usuários por intermédio das redes sociais e de materiais impressos; mapa de stakeholder; jornada do cliente e definição de pontos de contato e matriz QI (análise de importância e quantidade dos pontos de contato). Os principais resultados da pesquisa referem-se ao desenvolvimento de guia de marca; posicionamento de identidade visual por meio da linguagem gráfica, verbal, publicitária, fotográfica e olfativa. Estas ferramentas aplicadas, na sequencia e desdobramento final da pesquisa, apontarão as diretrizes da comunicação com o consumidor, que será feita para alcançar os objetivos proposto.

ISSN: 1808-1665