5ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 16/10/2018 à 19/10/2018

Programa de ensino baseado em projetos do d.lab – ano 3

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: laboratório colaborativo, ensino baseado em projetos, design

O d.lab é um laboratório do curso de Design que foi inaugurado em 2015, na sala 10 do Inovaparq. Já o ‘Programa de ensino baseado em projetos do d.lab’ é um Projeto de FAEG que está em andamento desde 2016, com o objetivo de proporcionar aos acadêmicos de Design e de outros cursos da Univille uma experiência de aprendizagem baseada em projetos, atendendo a demandas internas (da Univille e do Inovaparq) e externas (da comunidade e do mercado). Entre 2016 e 2017, o d.lab realizou dezenas de encontros, concluiu 30 projetos de design, envolveu dezenas de estudantes das cinco linhas de formação em Design e de outros cursos e encaminhou estudantes para estágios remunerados. Ou seja, proporcionou vivências reais, típicas do mercado de design, ampliando a vivência acadêmica, facilitando a entrada dos estudantes no mercado de trabalho e promovendo o aperfeiçoamento das suas habilidades e competências. Em 2018, o d.lab modificou a sua abordagem e passou a integrar o ‘Colab – Laboratório colaborativo para o desenvolvimento de competências do século 21’. O Colab é um Projeto Integrado do Design e do Engetec da Univille que visa desenvolver as habilidades e competências do século 21 entre os participantes em atividades de ensino-pesquisa-extensão. Os seus projetos de design abordam o tema das tecnologias assistivas com uso de impressão 3D. Algumas das suas ações foram: ocupação de uma sala para as atividades do projeto (D 106); disponibilização de equipamentos e materiais específicos para o desenvolvimento de acessórios assistivos; oferta de oficinas para estudantes de ensino médio, graduação, pós-graduação e outros membros da comunidade, ultrapassando 100 pessoas; participação em eventos internos, como o relato de atividades dos Projetos Integrados, e externos, como o Education Talks, da Expo Inovação; publicação de um artigo na modalidade protótipo e exposição no 13° Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design; desenvolvimento de projetos em disciplinas curriculares dos cursos de graduação e pós-graduação; iniciativas de grupos de inovação, compostos por estudantes de Design e Engenharia; impressão, teste e aprimoramento de acessórios assistivos; disponibilização de acessórios assistivos a membros da comunidade para a realização de testes ergonômicos; produção de um catálogo virtual com acessórios assistivos ergonomicamente adequados; ações de divulgação e engajamento na internet e desenvolvimento de um site; visitas de campo e recepção de visitantes da comunidade.

ISSN: 1808-1665