5ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 16/10/2018 à 19/10/2018

Metodologias ativas no ensino superior: concepções, práticas e novos objetos de ensino-aprendizagem.

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, São Bento do Sul, Brasil

Palavras-chave: Metodologias Ativas, Processo ensino-aprendizagem, Objetos de ensino

A inovação pedagógica, expressamente focada na concepção de metodologias ativas de aprendizagem, envolve sobremaneira repensar o significado das relações pedagógicas que se tecem no contexto do ensino superior, de ensinar e aprender na universidade. Nessa direção, esse projeto de pesquisa visa analisar concepções e práticas pedagógicas envolvendo metodologias ativas nos cursos de graduação da UNIVILLE campus São Bento do Sul, na percepção de discentes e gestores de curso, oferecendo referenciais para a melhoria na qualidade do ensino e subsídios para gestão pedagógica visando a construção um processo ensino-aprendizagem significativo. A pesquisa em questão assume abordagem de cunho qualitativo, na intenção realizar levantamento censitário entre alunos e coordenadores dos sete cursos em funcionamento no campus São Bento do Sul. Dessa forma, por meio do cotejamento dos dados pretende-se relacionar percepções dos atores envolvidos na dinâmica pedagógica dos cursos em estudo, com ênfase nas metodologias ativas. As informações parciais obtidas junto aos acadêmicos favorecem a identificação de concepções e práticas atinentes às metodologias ativas na percepção desses alunos. As concepções mais citadas indicam que as metodologias ativas abrangem aulas mais centradas nos alunos, gerando maior aprendizado e envolvimento. Os benefícios mais mencionados em decorrência da adoção da referida metodologia correspondem a maior participação e engajamento, fomentando melhor aproveitamento e aprofundamento de conhecimentos. Em contrapartida ficam evidenciadas também as resistências e limitações, destacando especificamente as dificuldades dos discentes de se adaptarem a essa concepção e a necessidade de cursos e profissionalização docente para atender os pressupostos dessa dinâmica pedagógica. Os referenciais a serem obtidos, ainda em processo de consolidação, poderão fortalecer ações em desenvolvimento, oferecendo contribuições para a melhoria na qualidade do ensino e elementos para subsidiar a gestão pedagógica visando implementar inovações sustentadas nas metodologias ativas. Identificaram ainda preliminarmente entre os gestores dos cursos iniciativas aplicadas em convergência com as metodologias em estudo, as quais se posteriormente compartilhadas poderão ser disseminadas e favorecer um processo ensino-aprendizagem mais significativo e crítico, contribuindo para o planejamento de ações e reflexão entre os professores, desdobrando em intervenções mais assertivas no campo da aprendizagem dos alunos e desenvolvimento profissional de docentes.

Apoio / Parcerias: FAP UNIVILLE.

ISSN: 1808-1665