5ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 16/10/2018 à 19/10/2018

MODELOS DE IMAGEM DE DESTINOS TURÍSTICOS: CONCEPÇÃO E APLICABILIDADE

Univille, Univille, Joinville

Palavras-chave: imagem de destino, modelos, turismo

O presente resumo propõe uma leitura contextualizada dos modelos de imagem de destinos turísticos utilizados para a fundamentação do projeto de pesquisa proposto. Desta forma, é realizada análise crítica em relação à aplicabilidade, assim como a respeito dos principais aspectos observados quanto aos modelos selecionados para o estudo: Leiper (1979, 1990), Butler (1980), Mathieson e Wall (1982), Gunn (1988, 1994), Mill e Morrison (1985, 1992, 1998, 2007), Boullón (1997), Beni (1998) e Alvares (2008). Os estudos sobre a imagem de destinos são relativamente recentes e nas últimas décadas têm sido um dos temas mais estudados no turismo (Pike, 2002). O que parece ser um consenso entre vários pesquisadores é que a formação da imagem de um destino turístico está relacionada diretamente com dois fatores, a saber: os de estímulo e os pessoais. Ainda neste sentido é possível verificar que existem as percepções cognitivas, relacionadas com os atributos que se têm de determinado destino e as percepções afetivas que se referem aos sentimentos que se têm em relação ao local. É comum afirmar que a imagem do destino depende de uma avaliação cognitiva de objetos e as respostas afetivas são formadas a partir das respostas cognitivas, portanto, a imagem é formada a partir do resultado das duas percepções (Baloglu e MacCleary, 1999). Cabe ressaltar que, embora os modelos não tenham sido desenvolvidos para a análise de residentes mas sim de turistas, os mesmos serão aqui apresentados, pois servem de modelo para o desenvolvimento da pesquisa proposta pelo projeto. Como metodologia de pesquisa para esta fase do projeto, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo (Bardin, 2006). A partir da presente pesquisa, observou-se que as teorias de avaliação de destinos turísticos propõem uma análise muito mais indutiva do que assertiva do percurso de desenvolvimento turístico. Por fim, concluiu-se que novas pesquisas são necessárias para se aprimorar modelos existentes, assim como para o estabelecimento de novos modelos passíveis de avaliar o processo de evolução do turismo, a partir da diversidade e particularidade inerente a cada destino turístico.

Apoio / Parcerias: Joinville e Região Convention & Visitors Bureau

ISSN: 1808-1665