5ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 16/10/2018 à 19/10/2018

Estudo do comportamento do consumidor na escolha de um curso superior na cidade de São Bento do Sul.

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, São Bento do Sul, Brasil

Palavras-chave: Comportamento do consumidor, Ensino superior, Estratégias de marketing

A evolução e as mudanças vivenciadas nas relações de consumo exigem novas práticas dos estabelecimentos comerciais e de serviços, pois a segmentação de clientes pelo perfil demográfico vem sendo cada vez menos eficaz no que tange ao atendimento das necessidades e desejos de grupos específicos. Os clientes, em contrapartida, aspiram cada vez mais obter um atendimento personalizado o que demanda esforço e tempo por parte das empresas para conhecer o perfil e o comportamento do consumidor do seu público-alvo. Com o objetivo de evidenciar a importância do tema a presente pesquisa visa estudar o comportamento do consumidor na escolha de um curso superior na cidade de São Bento do Sul e região, oferecendo subsídios para os gestores das Universidades para que estas possam atrair e manter esse público fiel. A pesquisa assume cunho qualitativo, materializada por meio de pesquisa bibliográfica e de dados secundários pretende obter os principais elementos referentes ao tema, os quais serão utilizados para a elaboração e aplicação de um levantamento junto ao público-alvo definido. As informações parciais obtidas com o processo ainda em curso, permitem afirmar que a maioria dos alunos pesquisados não faz uma pesquisa profunda sobre o curso que escolhe, buscando prioritariamente informações nos sites e consideram a opinião de amigos. Constata-se ainda que a visita das Universidades às escolas é agregadora, bem como a influência dos professores de ensino médio na escolha do curso e da Instituição de Ensino. Os dois canais mais importantes são para divulgação dos cursos são a internet através de sites/redes sociais e o contato pessoal através de visitas às escolas e feira de profissões, eventos por meio dos quais o aluno consegue informações mais especificas sobre o curso. Quando o aluno escolhe a instituição leva em conta vários fatores, dentre os mais importantes estão a qualidade de ensino e a reputação da Instituição, a localização e o preço. Figuram como principais requisitos na escolha do curso, a oferta de bolsas de estudo e a análise do valor da mensalidade, juntamente com prazos cada vez menores de duração. O motivo que leva a maioria dos jovens a ingressar num curso superior é buscar mais chances no mercado de trabalho e obter crescimento profissional visando a melhoria da sua remuneração. Os dados finais serão organizados e apresentados aos gestores das Universidades e se espera que as sugestões sejam utilizadas para melhorar a atração e a manutenção dos alunos.

Apoio / Parcerias: Fundo de Apoio à Pesquisa - FAP UNIVILLE.

ISSN: 1808-1665