6ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST
De 21/10/2019 à 25/10/2019
Shoqui - aprendizagem interativa de química
- Fernanda Rosa, Graduando, rosa.fernandacris@gmail.com
- Nicole Bittencourt da Rosa, Graduando, nicole.bitt@live.com
- Giannini Pasiznick Apati, Dr(a), giannini.apati@univille.br
- Jamile Rosa Rmapinelli, Dr(a), jamile.r@univille.br
- Millena da Silva Montagnoli, Dr(a), millena.silva@univille.br
- Ana Paula Testa Pezzin, Dr(a), anapezzin@yahoo.com.br
- Marcia Luciane Lange Silveira, Dr(a), marcia.luciane1@gmail.com
Univille, Univille, Joinville
Palavras-chave: educação, química, prática
A educação neste mundo contemporâneo é permeada pelo desenvolvimento acelerado das tecnologias e de conteúdos disponíveis para todos. Entretanto, o conteúdo sem a devida compreensão ou a falta de motivação para a compreensão, não promoverão o aprendizado significativo. Entre estes conhecimentos que são transformadores do cotidiano, estão as linguagens das Ciências Exatas e Tecnologias. O ensino de ciências requer teorias e práticas que se harmonizem com a sociedade atual e que as reflexões insiram as tecnologias no processo de ensino aprendizagem. O desenvolvimento de atividades experimentais utiliza instrumentos que despertam a curiosidade e o interesse dos alunos, permitindo a troca e amplificação da aprendizagem. O ensino de Química, muitas vezes, tem-se resumido à memorização de fórmulas e nomenclaturas utilizadas nessa área específica. A realização de experimentos, em Química, representa uma excelente ferramenta para que o aluno faça a experimentação do conteúdo e possa estabelecer a dinâmica e indissociável relação entre teoria e prática. Desta forma, o projeto “ShoQui – Show da Química” pretende apresentar a química de forma lúdica e com embasamento científico, despertando nos alunos do ensino médio e no público em geral o interesse pela ciência química auxiliando na formação de sujeitos mais críticos e, portanto, capazes de reivindicar sua participação na vida social. O projeto teve seu início por meio do estímulo aos acadêmicos de primeiro e segundo anos de Engenharia Química para o desenvolvimento de experimentos com base no conhecimento teórico de química do ensino médio. Estes experimentos foram apresentados para os pares (acadêmicos de primeiro, segundo e quarto ano de Engenharia Química), professores das disciplinas envolvidas e participantes do projeto. Após, foram estabelecidos os experimentos a serem apresentados para os alunos de ensino médio. Estes experimentos foram treinados em laboratório pelos professores e alunos do projeto. As apresentações aconteceram na Semana da Comunidade na Univille e na Escola de Educação Básica João Colin. Ainda, estão agendadas atividades para a Escola Municipal Avelino Marcante, Escola Educação Básica Plácido Olímpio de Oliveira e Colégio da Univille. O projeto pretende contribuir na formação do estudante do ensino médio por meio da compreensão da teoria pela visualização prática.
Apoio / Parcerias: Escola Municipal Avelino Marcante, Escola Educação Básica Plácido Olímpio de Oliveira e Colégio da Univille.
ISSN: ISSN: 1808-1665