6ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 21/10/2019 à 25/10/2019

A importância da continuidade dos projetos de extensão e seus impactos na comunidade: o caso do Projeto BRINEQUO

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Atendimento de Demandas, Evolução de resultados, Impacto na Comunidade

O Projeto de Extensão Brinequo tem por objetivo desenvolver, através das abordagens do Design Participativo e Eco-Design, brinquedos lúdicos-educativos que auxiliem na reabilitação de praticantes de Equoterapia da Associação Comunitária Chaleira Preta (ACCP), de Joinville, SC. Sendo assim, este resumo apresenta os resultados obtidos em seu primeiro ano de realização (2018), bem como os resultados parciais do mesmo projeto, referente ao seu segundo ano de execução (2019). Em 2018, o projeto Brinequo foi desenvolvido por uma equipe de sete pessoas, sendo duas professoras do Curso de Design, uma bolsista de extensão, uma bolsista UniEdu e dois acadêmicos voluntários. De março a julho de 2018, a equipe coletou dados referentes à prática da Equoterapia no Brasil e em Joinville, elucidando a importância dos brinquedos utilizados para o desenvolvimento psíquico e motor dos praticantes, bem como analisou materiais e formas dos brinquedos utilizados durante as práticas, percebendo como os praticantes interagiam com os mesmos. Após estas análises, a equipe do projeto apresentou um briefing para os acadêmicos do 4º ano do Curso de Design, na disciplina de Design, Ética e Sustentabilidade. A partir deste briefing, os acadêmicos desenvolveram novos brinquedos, utilizando princípios do Eco-Design. A participação da equipe de profissionais de saúde da instituição parceira significou a aplicação dos princípios do Design Participativo, onde a equipe da instituição parceira esteve presente em diversos momentos em sala de aula, auxiliando os acadêmicos no desenvolvimento dos novos brinquedos, caracterizando o envolvimento das partes interessadas no desenvolvimento da solução. Ao todo, foram desenvolvidos e executados dez brinquedos, entregues para utilização pela instituição parceira em seus atendimentos. De acordo com o depoimento da responsável pela instituição, os novos brinquedos fizeram diferença nos atendimentos, pois foram elaborados levando em conta a necessidade dos profissionais da saúde e dos praticantes, bem como porque houve a preocupação em utilizar materiais de fácil acesso e baixo custo. Com a aprovação para a execução do projeto em 2019, a equipe conta agora com, além das duas professoras do Curso de Design, uma bolsista do projeto, quatro bolsistas UniEdu e duas bolsistas voluntárias. As atividades desenvolvidas este ano, até o presente momento, referem-se principalmente ao estudo dos materiais e interações dos brinquedos utilizados na Equoterapia. Está em andamento a elaboração do briefing para ser apresentado aos acadêmicos do 4º ano do Curso de Design, na Disciplina de Design, Ética e Sustentabilidade.

ISSN: ISSN: 1808-1665