6ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 21/10/2019 à 25/10/2019

Desenvolvimento e Aplicação de Jogos Educativos com temática Ambiental em ações do Programa Institucional Reciclar nas escolas

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: educação ambiental, consumo consciente, reciclagem

Um dos objetivos do Programa Institucional Reciclar é a sensibilização ambiental das comunidades interna e externa quanto ao consumo consciente, redução da geração de resíduos e sua correta destinação. São realizadas oficinas de papel reciclado e palestras com temáticas variadas, adequadas conforme o tipo de público e a faixa etária. Considerando a crescente demanda de escolas pelas atividades do Programa Reciclar ao longo dos últimos anos, foi definido como uma das ações de 2019 a ampliação dos produtos a serem ofertados para esse público. Neste sentido, a partir da identificação de várias experiências exitosas utilizando jogos como metodologias lúdicas, capazes de contribuir para a construção do conhecimento e para a sensibilização ambiental, decidiu-se por trabalhar nessa linha, desenvolvendo e aplicando jogos no âmbito das ações do Reciclar em escolas. Foram confeccionados 2 jogos em formato de trilhas, um deles em lona (Pegada Ecológica) e o outro em tatames de EVA, que possibilitam envolver de 1 a 3 alunos, bem como 2 jogos de mesa, um deles adaptando o jogo “Cara a Cara”, comercializado em lojas de brinquedos e um jogo da memória. Nesses jogos são trabalhadas temáticas como hábitos e atitudes sustentáveis, consumo consciente, reciclagem, coleta seletiva, dentre outros. Para aqueles que envolviam perguntas e respostas, estruturou-se 3 conjuntos de perguntas consideradas de nível fácil, médio e difícil, de modo a ter alternativas de acordo com os grupos atendidos. Os jogos foram aplicados até o presente momento para 6 turmas pertencentes a escolas de diferentes naturezas ( particular, municipal e estadual) e diferentes faixas etárias. Como resultados preliminares pode-se perceber a variação do grau de conhecimento e apropriação de alguns conceitos e/ou práticas do cotidiano que contribuem para a sustentabilidade socioambiental, mesmo quando se tratava de turmas da mesma série, e a necessidade de adaptação das atividades no momento de sua aplicação diante da percepção do nível de conhecimentos prévios. Os próximos passos envolvem a reavaliação dos conjuntos de perguntas e respostas, quanto à forma e grau de complexidade, bem como uma maior aproximação com as escolas solicitantes antes da realização da atividade, para um diagnóstico mais apurado, uma vez que mesmo conhecendo os assuntos abordados em uma determinada série, há diferença no grau de aprofundamento e trabalho das temáticas, dependendo do professor e da escola.

ISSN: ISSN: 1808-1665