6ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 21/10/2019 à 25/10/2019

Aplicação de Metodologia Ativa com Gerenciamento de Projetos e Dinâmicas Interdisciplinares

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: Metodologia Ativa, Interdisciplinaridade, Melhoria de Aprendizado

Atualmente com a abertura de novos cursos, que podem ser presenciais, semipresenciais ou a distância, vem estimulando as universidades a buscarem novas formas e métodos de ensino e aprendizado que se destaquem das concorrentes. Isto consequentemente implica diretamente no perfil profissiográfico dos alunos que saem das instituições cada vez mais preparados para o mercado de trabalho. A aplicação de metodologia ativa já não é mais novidade nas instituições e muitos estudos comprovam que estes métodos atribuem uma eficiência maior em ensino e aprendizado. Dentro deste contexto, foram desenvolvidas algumas atividades baseadas em metodologias ativas, visando potencializar o aprendizado dos alunos do quarto ano de Engenharia Mecânica da Univille no campus São Bento do Sul. Para isto, foram designados os seguintes objetivos específicos: Discutir a ideia de um refrigerador via brainstorming; projetar um Refrigerador com ferramenta de projetos (Software CAD); desenvolver tabelas de materiais utilizados no projeto; executar a construção e fabricação do projeto; submeter as atividades por meio de artigo científico em congresso. Foram desenvolvidos dois projetos de refrigeradores portáteis, os quais as tarefas e funções para pesquisa e execução do projeto foram subdivididas em equipes. Cada equipe obteve parte do projeto para ser desmembrada em outras. Na primeira etapa, diz respeito a parte mecânica do projeto, ou seja, partes/peças/componentes do Refrigerador. A segunda diz respeito a entrega científica das descrições e projetos executados, as quais foram desenvolvidas em forma de artigo e submetidas no congresso de inovação da região, o INOVA 2019. Cada equipe então dividiu entre os próprios alunos as tarefas para que ocorressem a entrega de cada atividade nos devidos prazos. Todas as equipes conseguiram entregar o projeto e o artigo a tempo hábil da submissão. As atividades desenvolvidas pelos alunos atribuíram conhecimentos sobre as disciplinas de Mecânica dos Fluidos, Fenômenos de Transporte, Refrigeração e Condicionadores de Ar, Projetos de Máquina I, Projetos de Máquinas II, Processo de Fabricação I e Processo de Fabricação II. Após a entrega do projeto, foi notório a melhoria de aprendizado dos alunos por meio das notas subsequentes de algumas destas disciplinas. Além da percepção do aumento de envolvimento em sala de aula nas discussões e fundamentações em respostas com argumentos bem elaborados, os alunos ainda estruturaram uma lista de melhorias para projetos futuros.

ISSN: ISSN: 1808-1665